Estrutura Educativa
Conheça a organização pedagógica do Agrupamento através dos departamentos curriculares, direção de turma e estruturas de apoio como SPO, CAA, NAAM e EMAEI.
Departamentos e Áreas Disciplinares
Pré-escolar e 1.º Ciclo
- Área Disciplinar do Pré-escolar
- Área Disciplinar do 1.º Ciclo
Línguas
- Área Disciplinar de Língua Portuguesa
- Área Disciplinar de Línguas Estrangeiras
Ciências Sociais e Humanas
- Área Disciplinar de História
- Área Disciplinar de Geografia
- Área Disciplinar de Filosofia
Matemática e Ciências Experimentais
- Área Disciplinar de Ciências Naturais
- Área Disciplinar de Física e Química
- Área Disciplinar de Matemática e Informática
Expressões
- Área Disciplinar de Artes
- Área Disciplinar de Educação Física
Educação Especial
Direção de Turmas e Cursos
Docentes Titulares de Turma do 1.º Ciclo
Diretores de Turma dos 2.º e 3.º Ciclos
Diretores de Turma do Ensino Secundário
Estruturas de Apoio
Serviços especializados do Agrupamento para apoio ao estudante e à família.
Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)
O Serviço de Psicologia é considerado uma unidade especializada de apoio educativo, integrada na rede escolar, que desenvolve a sua ação nas escolas do Agrupamento.
As funções e competências atribuídas ao SPO estão organizadas em torno do apoio psicológico e psicopedagógico, apoio ao desenvolvimento de sistemas de relações da comunidade educativa e orientação escolar e profissional.
Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA)
O CAA, enquanto recurso organizacional, é uma estrutura de apoio, agregadora de recursos humanos e materiais, que garante um contínuo de respostas educativas disponibilizadas pela escola; complementa a ação desenvolvida no contexto de turma e implementa estratégias diferenciadas de ensino.
Núcleo de Apoio ao Aluno Migrante (NAAM)
No âmbito da integração de alunos e alunas migrantes, foi criado o Núcleo de Apoio ao Aluno Migrante (NAAM). O apoio traduzir-se-á de duas formas, sob proposta do Conselho de Turma à Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI):
- Coadjuvância em sala de aula
- Aplicando-se o disposto no número 1 do Despacho n.º 2044/2022, de 16 de fevereiro: "É permitida aos alunos de Português Língua Não Materna (PLNM) de nível de iniciação, numa primeira fase da integração no sistema educativo português, a frequência das atividades letivas que a escola considere adequadas às suas especificidades, garantindo a sua vinculação a um grupo/turma e a realização de atividades para cumprimento do tempo equivalente ao tempo total revisto da matriz curricular-base do respetivo ano de escolaridade".
Ação Social Escolar (ASE)
A ASE destina-se a servir discentes inseridos em agregados familiares cuja situação socioeconómica determina a necessidade de comparticipação para fazer face aos encargos diretos e indiretos, relacionados com a frequência do Agrupamento. A ASE está na dependência direta do Diretor, podendo este delegar a coordenação do serviço a um adjunto ou adjunta.
Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI)
A EMAEI constitui-se como um dos recursos organizacionais específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão, tendo em vista uma leitura alargada, integrada e participada de todos os intervenientes no processo educativo.
Equipa de Educação para a Saúde
Baseado no conceito de Escola Promotora da Saúde (EPS), a Direção-Geral da Educação apresentou o Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES), homologado por despacho do Senhor Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário em 3 de setembro de 2014, com enfoque nas seguintes áreas:
- Saúde Mental e Prevenção da Violência
- Educação Alimentar e Atividade Física
- Comportamentos Aditivos e Dependências
- Afetos e Educação para a Sexualidade
