2.º Ciclo do Ensino Básico

O 2.º Ciclo marca uma fase de consolidação de aprendizagens fundamentais. Conheça a organização curricular, critérios de avaliação e domínios de autonomia curricular do 5.º e 6.º anos.

Escolas

O 2.º Ciclo do Ensino Básico é lecionado na Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos, a escola-sede do Agrupamento, localizada no Bom Retiro, Vila Franca de Xira.

Composição

  • 5 turmas do 5º ano
  • 5 turmas do 6º ano
  • 235 alunos
  • 42 docentes
  • 36 assistentes operacionais

Critérios de Avaliação

Organização Curricular

O Plano Curricular do 2.º Ciclo do Ensino Básico organiza-se de acordo com o Plano de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento. É a seguinte a distribuição dos tempos letivos semanais pelas diversas disciplinas e áreas curriculares:

5.º ano

DisciplinaTempos (S=semestral)
Português4
Inglês3
História e Geografia de Portugal3
Cidadania e Desenvolvimento0,5
Matemática4
Ciências Naturais3
Educação Visual (semestral com ET)4S
Educação Tecnológica (semestral com EV)4S
Educação Musical2
TIC1
Educação Física3
DT Turma0,5
Apoio ao Estudo2
EMRC – (Facultativa)(1)
Total de tempos semanais30/31

6.º ano

DisciplinaTempos (S=semestral)
Português5
Inglês2,5
História e Geografia de Portugal2,5
Cidadania e Desenvolvimento1
Matemática5
Ciências Naturais2
Educação Visual (semestral com ET)4S
Educação Tecnológica (semestral com EV)4S
Educação Musical2
TIC0,5
Educação Física3
DT Turma0,5
Apoio ao Estudo2
EMRC – (Facultativa)(1)
Total de tempos semanais30/31

Domínios de Autonomia Curricular

O Domínio de Autonomia Curricular (DAC) contribui para:

  • o desenvolvimento de trabalho autónomo, interpares, com mediação de docentes
  • a coadjuvação/assessoria entre docentes de diversas áreas disciplinares
  • a constituição de grupos de trabalho para a aquisição, desenvolvimento e consolidação de aprendizagens específicas, com vista à promoção da articulação entre áreas disciplinares
  • a adoção de práticas preventivas que procurem antever e evitar o insucesso, recorrendo a um trabalho de diferenciação pedagógica
  • o apoio às aprendizagens, assente em estratégias interdisciplinares, privilegiando a pesquisa, seleção, tratamento e divulgação de informação
  • o estreitamento de laços e a interação com a comunidade local e respetivos parceiros

No âmbito deste domínio, foi criado um espaço semanal, com um número de tempos comuns a todas as turmas do mesmo ano, no mesmo horário, a funcionar rotativamente com diferentes disciplinas, de modo a proporcionar um espaço partilhado que possibilite, em termos organizacionais, o desenvolvimento de projetos transdisciplinares, no âmbito da turma e mesmo em articulação com as outras turmas.

Cidadania e Desenvolvimento

É lecionada como disciplina autónoma, em articulação transdisciplinar entre si e com as demais disciplinas. Procura-se contribuir para uma consistente e efetiva formação humanística dos/as discentes, de modo a poderem exercer a sua cidadania, respeitando os valores democráticos e os direitos humanos, em termos individuais e na sua interação/intervenção social.