2.º Ciclo do Ensino Básico
O 2.º Ciclo marca uma fase de consolidação de aprendizagens fundamentais. Conheça a organização curricular, critérios de avaliação e domínios de autonomia curricular do 5.º e 6.º anos.
Escolas
O 2.º Ciclo do Ensino Básico é lecionado na Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos, a escola-sede do Agrupamento, localizada no Bom Retiro, Vila Franca de Xira.
Composição
- 5 turmas do 5º ano
- 5 turmas do 6º ano
- 235 alunos
- 42 docentes
- 36 assistentes operacionais
Critérios de Avaliação
Organização Curricular
O Plano Curricular do 2.º Ciclo do Ensino Básico organiza-se de acordo com o Plano de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento. É a seguinte a distribuição dos tempos letivos semanais pelas diversas disciplinas e áreas curriculares:
5.º ano
| Disciplina | Tempos (S=semestral) |
|---|---|
| Português | 4 |
| Inglês | 3 |
| História e Geografia de Portugal | 3 |
| Cidadania e Desenvolvimento | 0,5 |
| Matemática | 4 |
| Ciências Naturais | 3 |
| Educação Visual (semestral com ET) | 4S |
| Educação Tecnológica (semestral com EV) | 4S |
| Educação Musical | 2 |
| TIC | 1 |
| Educação Física | 3 |
| DT Turma | 0,5 |
| Apoio ao Estudo | 2 |
| EMRC – (Facultativa) | (1) |
| Total de tempos semanais | 30/31 |
6.º ano
| Disciplina | Tempos (S=semestral) |
|---|---|
| Português | 5 |
| Inglês | 2,5 |
| História e Geografia de Portugal | 2,5 |
| Cidadania e Desenvolvimento | 1 |
| Matemática | 5 |
| Ciências Naturais | 2 |
| Educação Visual (semestral com ET) | 4S |
| Educação Tecnológica (semestral com EV) | 4S |
| Educação Musical | 2 |
| TIC | 0,5 |
| Educação Física | 3 |
| DT Turma | 0,5 |
| Apoio ao Estudo | 2 |
| EMRC – (Facultativa) | (1) |
| Total de tempos semanais | 30/31 |
Domínios de Autonomia Curricular
O Domínio de Autonomia Curricular (DAC) contribui para:
- o desenvolvimento de trabalho autónomo, interpares, com mediação de docentes
- a coadjuvação/assessoria entre docentes de diversas áreas disciplinares
- a constituição de grupos de trabalho para a aquisição, desenvolvimento e consolidação de aprendizagens específicas, com vista à promoção da articulação entre áreas disciplinares
- a adoção de práticas preventivas que procurem antever e evitar o insucesso, recorrendo a um trabalho de diferenciação pedagógica
- o apoio às aprendizagens, assente em estratégias interdisciplinares, privilegiando a pesquisa, seleção, tratamento e divulgação de informação
- o estreitamento de laços e a interação com a comunidade local e respetivos parceiros
No âmbito deste domínio, foi criado um espaço semanal, com um número de tempos comuns a todas as turmas do mesmo ano, no mesmo horário, a funcionar rotativamente com diferentes disciplinas, de modo a proporcionar um espaço partilhado que possibilite, em termos organizacionais, o desenvolvimento de projetos transdisciplinares, no âmbito da turma e mesmo em articulação com as outras turmas.
Cidadania e Desenvolvimento
É lecionada como disciplina autónoma, em articulação transdisciplinar entre si e com as demais disciplinas. Procura-se contribuir para uma consistente e efetiva formação humanística dos/as discentes, de modo a poderem exercer a sua cidadania, respeitando os valores democráticos e os direitos humanos, em termos individuais e na sua interação/intervenção social.
