Projeto Geração de Sucesso

Projeto implementado pela EPIS que promove a aquisição de competências neuropsicológicas, cognitivas e não-cognitivas. Uma abordagem de 360º que envolve alunos, família e escola.

Missão

Geração de Sucesso é uma metodologia que tem como foco a promoção da aquisição ou consolidação de competências neuropsicológicas (ex., atenção, memória de trabalho, autorregulação), cognitivas (ler, escrever, calcular, abstrair, resolver problemas matemáticos, interpretar textos), e não-cognitivas (ex., competências sociais, cooperação), numa lógica de prevenção.

O projeto desenvolve-se numa abordagem de 360º, que inclui família, escola e envolvente territorial, feita por mediadores profissionais, fora da sala de aula, com o objetivo de ajudar todos os alunos a entrarem no 2º ciclo com competências para o sucesso escolar até aos 12 anos de escolaridade.

O projeto é implementado pelos Empresários pela Inclusão Social (EPIS), uma organização sem fins lucrativos que desenvolve programas de promoção do sucesso escolar e combate ao abandono escolar em Portugal.

Metodologia

Ao nível do 1.º ciclo do ensino básico, emergem quatro domínios críticos associados à potenciação de competências e condições para se alcançar sucesso educativo:

  • Conhecimentos e capacidades críticas: leitura, escrita, cálculo e literacia visual
  • Capacidades de expressão: físico-motoras e artísticas
  • Despistagem e suporte: a handicaps físicos/cognitivos
  • Ligação com a escola

Fases

Acreditando que o sucesso escolar pode ser promovido através de um rastreio efetivo e precoce que permita uma avaliação mais detalhada e especializada dos casos de risco, seguida de intervenção baseada na evidência, o modelo prevê três fases distintas.

Fase de Rastreio

Fase destinada à deteção precoce de um conjunto de fatores potenciadores de insucesso escolar ao nível do 1º Ciclo presentes no Aluno, Escola e Família. Permite a seleção de alunos e famílias para intervenção, assim como a identificação de aspetos da escola e do território para ativação de recursos institucionais e comunitários.

Numa primeira fase, são aplicados testes de avaliação para aferir:

  • Visão e acuidade visual
  • Audição
  • Nível de psicomotricidade e atenção
  • Competências cognitivas de numerosidade e matemática
  • Aprendizagem e desempenho verbal
  • Capacidade de abstração

Adicionalmente, são aplicados questionários a docentes, alunos e famílias para avaliar comportamento, socialização, comunicação e motivação face à escola.

Fase de Planeamento

Fase dedicada ao planeamento da intervenção de acordo com o perfil de risco de cada aluno identificado no rastreio. São desenhados planos individuais de intervenção que consideram as necessidades específicas de cada criança, envolvendo família e escola no processo.

Fase de Intervenção

Aplicação de um conjunto de estratégias e/ou técnicas organizadas em guiões de intervenção passo-a-passo, para garantir a aquisição ou consolidação de competências:

  • Competências neuropsicológicas: atenção, memória de trabalho, autorregulação
  • Competências cognitivas: ler, escrever, calcular, abstrair, resolver problemas matemáticos, interpretar textos
  • Competências não-cognitivas: competências sociais, cooperação

A metodologia de potenciação prevê:

  • Intervenção dirigida: sessões individuais com alunos sinalizados pelo rastreio para treino de competências
  • Intervenção universal: estratégias implementadas pelo professor titular de turma que beneficiam todos os alunos

Dinamização

  • Coordenação: Ana Duarte

Recursos