Projeto Geração de Sucesso
Projeto implementado pela EPIS que promove a aquisição de competências neuropsicológicas, cognitivas e não-cognitivas. Uma abordagem de 360º que envolve alunos, família e escola.
Missão
Geração de Sucesso é uma metodologia que tem como foco a promoção da aquisição ou consolidação de competências neuropsicológicas (ex., atenção, memória de trabalho, autorregulação), cognitivas (ler, escrever, calcular, abstrair, resolver problemas matemáticos, interpretar textos), e não-cognitivas (ex., competências sociais, cooperação), numa lógica de prevenção.
O projeto desenvolve-se numa abordagem de 360º, que inclui família, escola e envolvente territorial, feita por mediadores profissionais, fora da sala de aula, com o objetivo de ajudar todos os alunos a entrarem no 2º ciclo com competências para o sucesso escolar até aos 12 anos de escolaridade.
O projeto é implementado pelos Empresários pela Inclusão Social (EPIS), uma organização sem fins lucrativos que desenvolve programas de promoção do sucesso escolar e combate ao abandono escolar em Portugal.
Metodologia
Ao nível do 1.º ciclo do ensino básico, emergem quatro domínios críticos associados à potenciação de competências e condições para se alcançar sucesso educativo:
- Conhecimentos e capacidades críticas: leitura, escrita, cálculo e literacia visual
- Capacidades de expressão: físico-motoras e artísticas
- Despistagem e suporte: a handicaps físicos/cognitivos
- Ligação com a escola
Fases
Acreditando que o sucesso escolar pode ser promovido através de um rastreio efetivo e precoce que permita uma avaliação mais detalhada e especializada dos casos de risco, seguida de intervenção baseada na evidência, o modelo prevê três fases distintas.
Fase de Rastreio
Fase destinada à deteção precoce de um conjunto de fatores potenciadores de insucesso escolar ao nível do 1º Ciclo presentes no Aluno, Escola e Família. Permite a seleção de alunos e famílias para intervenção, assim como a identificação de aspetos da escola e do território para ativação de recursos institucionais e comunitários.
Numa primeira fase, são aplicados testes de avaliação para aferir:
- Visão e acuidade visual
- Audição
- Nível de psicomotricidade e atenção
- Competências cognitivas de numerosidade e matemática
- Aprendizagem e desempenho verbal
- Capacidade de abstração
Adicionalmente, são aplicados questionários a docentes, alunos e famílias para avaliar comportamento, socialização, comunicação e motivação face à escola.
Fase de Planeamento
Fase dedicada ao planeamento da intervenção de acordo com o perfil de risco de cada aluno identificado no rastreio. São desenhados planos individuais de intervenção que consideram as necessidades específicas de cada criança, envolvendo família e escola no processo.
Fase de Intervenção
Aplicação de um conjunto de estratégias e/ou técnicas organizadas em guiões de intervenção passo-a-passo, para garantir a aquisição ou consolidação de competências:
- Competências neuropsicológicas: atenção, memória de trabalho, autorregulação
- Competências cognitivas: ler, escrever, calcular, abstrair, resolver problemas matemáticos, interpretar textos
- Competências não-cognitivas: competências sociais, cooperação
A metodologia de potenciação prevê:
- Intervenção dirigida: sessões individuais com alunos sinalizados pelo rastreio para treino de competências
- Intervenção universal: estratégias implementadas pelo professor titular de turma que beneficiam todos os alunos
Dinamização
- Coordenação: Ana Duarte
