3.º Ciclo do Ensino Básico

O 3.º Ciclo prepara os alunos para o ensino secundário através de uma formação sólida e diversificada. Conheça a organização curricular, critérios de avaliação e domínios de autonomia curricular.

Escolas

O 3.º Ciclo do Ensino Básico é lecionado na Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos, a escola-sede do Agrupamento, localizada no Bom Retiro, Vila Franca de Xira.

Composição

  • 6 turmas do 7º ano
  • 7 turmas do 8º ano
  • 6 turmas do 9º ano
  • 460 alunos
  • 65 docentes
  • 36 assistentes operacionais

Critérios de Avaliação

Organização Curricular

O Plano Curricular do 3.º Ciclo do Ensino Básico organiza-se de acordo com o Plano de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento. É a seguinte a distribuição dos tempos letivos semanais pelas diversas disciplinas e áreas curriculares:

7.º ano

DisciplinaTempos (S=semestral)
Português4
Inglês (Língua Estrangeira I)2
Francês/Espanhol (Língua Estrangeira II)3
História2,5
Geografia2,5
Cidadania e Desenvolvimento0,5
Matemática4
Ciências Naturais2,5
Físico-Química2,5
Educação Visual2
Complemento à Educação Artística (Semestral: Teatro / Música / Ofic. Artes)1S
TIC (Semestral)1S
Educação Física3
DT Turma (quinzenal)0,5
EMRC – (Facultativa)(1)
Total de tempos semanais30/31

8.º ano

DisciplinaTempos (S=semestral)
Português4
Inglês (Língua Estrangeira I)2,5
Francês/Espanhol (Língua Estrangeira II)2,5
História2
Geografia (Semestral com História)2
Cidadania e Desenvolvimento0,5
Matemática4
Ciências Naturais3
Físico-Química3
Educação Visual2
Complemento à Educação Artística (Semestral: Teatro / Música / Ofic. Artes)1S
TIC (Semestral)1S
Educação Física3
DT Turma (quinzenal)0,5
EMRC – (Facultativa)(1)
Total de tempos semanais30/31

9.º ano

DisciplinaTempos (S=semestral)
Português4
Inglês (Língua Estrangeira I)3
Francês/Espanhol (Língua Estrangeira II)2
História2
Geografia2
Cidadania e Desenvolvimento0,5
Matemática4
Ciências Naturais3
Físico-Química3
Educação Visual2
Complemento à Educação Artística (Semestral: Teatro / Música / Ofic. Artes)1S
TIC (Semestral)1S
Educação Física3
EMRC – (Facultativa)(1)
Total de tempos semanais30/31

Domínios de Autonomia Curricular

O Domínio de Autonomia Curricular (DAC) contribui para:

  • o desenvolvimento de trabalho autónomo, interpares, com mediação de docentes
  • a coadjuvação/assessoria entre docentes de diversas áreas disciplinares
  • a constituição de grupos de trabalho para a aquisição, desenvolvimento e consolidação de aprendizagens específicas, com vista à promoção da articulação entre áreas disciplinares
  • a adoção de práticas preventivas que procurem antever e evitar o insucesso, recorrendo a um trabalho de diferenciação pedagógica
  • o apoio às aprendizagens, assente em estratégias interdisciplinares, privilegiando a pesquisa, seleção, tratamento e divulgação de informação
  • o estreitamento de laços e a interação com a comunidade local e respetivos parceiros

No âmbito deste domínio, foi criado um espaço semanal, com um número de tempos comuns a todas as turmas do mesmo ano, no mesmo horário, a funcionar rotativamente com diferentes disciplinas, de modo a proporcionar um espaço partilhado que possibilite, em termos organizacionais, o desenvolvimento de projetos transdisciplinares, no âmbito da turma e mesmo em articulação com as outras turmas.

Nesta mancha horária, as disciplinas de TIC e CID formam um par pedagógico, cujos docentes tanto podem trabalhar juntos, entre si, como trabalhar com outras disciplinas, criando-se, com isto, as condições propícias à permeabilidade de saberes e à mobilidade de docentes e discentes.

Cidadania e Desenvolvimento

É lecionada como disciplina autónoma, em articulação transdisciplinar entre si e com as demais disciplinas. Procura-se contribuir para uma consistente e efetiva formação humanística dos/as discentes, de modo a poderem exercer a sua cidadania, respeitando os valores democráticos e os direitos humanos, em termos individuais e na sua interação/intervenção social.

TIC

De acordo com a legislação em vigor, na matriz curricular dos 2.º e 3.º ciclos, foi introduzida a disciplina de TIC, a funcionar em conjunto com CD, de modo a:

  • desenvolver competências dos discentes, na área das Tecnologias Digitais
  • contemplar as aprendizagens essenciais
  • implementar e desenvolver projetos e atividades, numa perspetiva transdisciplinar
  • contribuir para a formação integral dos jovens, numa lógica de complementaridade