3.º Ciclo do Ensino Básico
O 3.º Ciclo prepara os alunos para o ensino secundário através de uma formação sólida e diversificada. Conheça a organização curricular, critérios de avaliação e domínios de autonomia curricular.
Escolas
O 3.º Ciclo do Ensino Básico é lecionado na Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos, a escola-sede do Agrupamento, localizada no Bom Retiro, Vila Franca de Xira.
Composição
- 6 turmas do 7º ano
- 7 turmas do 8º ano
- 6 turmas do 9º ano
- 460 alunos
- 65 docentes
- 36 assistentes operacionais
Critérios de Avaliação
Organização Curricular
O Plano Curricular do 3.º Ciclo do Ensino Básico organiza-se de acordo com o Plano de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento. É a seguinte a distribuição dos tempos letivos semanais pelas diversas disciplinas e áreas curriculares:
7.º ano
| Disciplina | Tempos (S=semestral) |
|---|---|
| Português | 4 |
| Inglês (Língua Estrangeira I) | 2 |
| Francês/Espanhol (Língua Estrangeira II) | 3 |
| História | 2,5 |
| Geografia | 2,5 |
| Cidadania e Desenvolvimento | 0,5 |
| Matemática | 4 |
| Ciências Naturais | 2,5 |
| Físico-Química | 2,5 |
| Educação Visual | 2 |
| Complemento à Educação Artística (Semestral: Teatro / Música / Ofic. Artes) | 1S |
| TIC (Semestral) | 1S |
| Educação Física | 3 |
| DT Turma (quinzenal) | 0,5 |
| EMRC – (Facultativa) | (1) |
| Total de tempos semanais | 30/31 |
8.º ano
| Disciplina | Tempos (S=semestral) |
|---|---|
| Português | 4 |
| Inglês (Língua Estrangeira I) | 2,5 |
| Francês/Espanhol (Língua Estrangeira II) | 2,5 |
| História | 2 |
| Geografia (Semestral com História) | 2 |
| Cidadania e Desenvolvimento | 0,5 |
| Matemática | 4 |
| Ciências Naturais | 3 |
| Físico-Química | 3 |
| Educação Visual | 2 |
| Complemento à Educação Artística (Semestral: Teatro / Música / Ofic. Artes) | 1S |
| TIC (Semestral) | 1S |
| Educação Física | 3 |
| DT Turma (quinzenal) | 0,5 |
| EMRC – (Facultativa) | (1) |
| Total de tempos semanais | 30/31 |
9.º ano
| Disciplina | Tempos (S=semestral) |
|---|---|
| Português | 4 |
| Inglês (Língua Estrangeira I) | 3 |
| Francês/Espanhol (Língua Estrangeira II) | 2 |
| História | 2 |
| Geografia | 2 |
| Cidadania e Desenvolvimento | 0,5 |
| Matemática | 4 |
| Ciências Naturais | 3 |
| Físico-Química | 3 |
| Educação Visual | 2 |
| Complemento à Educação Artística (Semestral: Teatro / Música / Ofic. Artes) | 1S |
| TIC (Semestral) | 1S |
| Educação Física | 3 |
| EMRC – (Facultativa) | (1) |
| Total de tempos semanais | 30/31 |
Domínios de Autonomia Curricular
O Domínio de Autonomia Curricular (DAC) contribui para:
- o desenvolvimento de trabalho autónomo, interpares, com mediação de docentes
- a coadjuvação/assessoria entre docentes de diversas áreas disciplinares
- a constituição de grupos de trabalho para a aquisição, desenvolvimento e consolidação de aprendizagens específicas, com vista à promoção da articulação entre áreas disciplinares
- a adoção de práticas preventivas que procurem antever e evitar o insucesso, recorrendo a um trabalho de diferenciação pedagógica
- o apoio às aprendizagens, assente em estratégias interdisciplinares, privilegiando a pesquisa, seleção, tratamento e divulgação de informação
- o estreitamento de laços e a interação com a comunidade local e respetivos parceiros
No âmbito deste domínio, foi criado um espaço semanal, com um número de tempos comuns a todas as turmas do mesmo ano, no mesmo horário, a funcionar rotativamente com diferentes disciplinas, de modo a proporcionar um espaço partilhado que possibilite, em termos organizacionais, o desenvolvimento de projetos transdisciplinares, no âmbito da turma e mesmo em articulação com as outras turmas.
Nesta mancha horária, as disciplinas de TIC e CID formam um par pedagógico, cujos docentes tanto podem trabalhar juntos, entre si, como trabalhar com outras disciplinas, criando-se, com isto, as condições propícias à permeabilidade de saberes e à mobilidade de docentes e discentes.
Cidadania e Desenvolvimento
É lecionada como disciplina autónoma, em articulação transdisciplinar entre si e com as demais disciplinas. Procura-se contribuir para uma consistente e efetiva formação humanística dos/as discentes, de modo a poderem exercer a sua cidadania, respeitando os valores democráticos e os direitos humanos, em termos individuais e na sua interação/intervenção social.
TIC
De acordo com a legislação em vigor, na matriz curricular dos 2.º e 3.º ciclos, foi introduzida a disciplina de TIC, a funcionar em conjunto com CD, de modo a:
- desenvolver competências dos discentes, na área das Tecnologias Digitais
- contemplar as aprendizagens essenciais
- implementar e desenvolver projetos e atividades, numa perspetiva transdisciplinar
- contribuir para a formação integral dos jovens, numa lógica de complementaridade
