Engenheiras Por Um Dia
Projeto coordenado pela CIG, IST e Ordem dos Engenheiros que previne disparidades de género nas oportunidades profissionais. Promove escolhas livres nas áreas da engenharia e tecnologia.
Missão
O Projeto "Engenheiras por um dia" encontra-se em várias edições e o AEPRS orgulha-se de estar presente desde o primeiro momento. A finalidade deste Projeto é prevenir o eventual agravamento das disparidades entre mulheres e homens, quanto a oportunidades profissionais, de carreira, de rendimentos e de possibilidades de ascensão a cargos de decisão.
As profissões associadas às engenharias e às tecnologias têm evoluído de forma muito positiva quando falamos de remunerações e de rendimentos, de possibilidades de carreira e de potencialidades de inovação e de progresso para a economia. Contrariamente a esta tendência, a percentagem de mulheres que frequentam os cursos de engenharia e tecnologias tem evoluído de modo negativo e preocupante.
Embora o projeto seja especialmente dirigido para as raparigas, o nosso agrupamento tem incluído os rapazes, proporcionando-lhes a oportunidade de abraçar projetos existentes na escola como forma de diminuir a segregação sexual das ocupações profissionais.
O Projeto é coordenado pela Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade e a coordenação está a cargo da CIG, IST e Ordem dos Engenheiros. O projeto conta com dezenas de entidades parceiras, escolas e institutos de ensino superior em todo o país.

Dia Internacional das raparigas nas TIC
Objetivos
O projeto visa combater os estereótipos de género nas escolhas profissionais:
- Combater os preconceitos e estereótipos sexistas sobre o que é suposto ser próprio e adequado às mulheres/raparigas e aos homens/rapazes
- Desmistificar a ideia dominante de que há áreas académicas e profissionais mais próprias dos homens e outras que são mais próprias das mulheres
- Desconstruir, junto das alunas e dos alunos, preconceitos e estereótipos sobre as áreas profissionais e de conhecimento associadas à Engenharia e às Tecnologias
- Promover uma escolha mais livre destas áreas de estudo por parte das raparigas
- Potenciar redes informais de mentoria a nível local e regional, com profissionais do sexo feminino e com raparigas que estudam estes domínios
- Sensibilizar as escolas e os agentes educativos para o problema da separação dos sexos por ocupações
- Mobilizar os agentes educativos para estratégias concertadas de transversalização desta problemática
- Envolver autarquias e incentivá-las a combater e prevenir os desequilíbrios ocupacionais entre mulheres e homens
Atividades
O projeto desenvolve ao longo do ano letivo diversas atividades que promovem o contacto direto com as engenharias e tecnologias:
- Ciclo de Workshops "Raparigas nas Engenharias e Tecnologias"
- Webinars temáticos sobre diversas áreas de engenharia
- Visitas a empresas e centros de investigação
- Programas de mentoria com profissionais de engenharia
- Participação em concursos e desafios tecnológicos
- Celebração de dias temáticos (Dia Internacional das Raparigas nas TIC, Dia da Energia, etc.)
- Atividades práticas e experimentais na área das engenharias
- Encontros com mulheres engenheiras de diferentes áreas
Áreas de Intervenção
O projeto abrange diversas áreas das engenharias e tecnologias:
- Engenharia Civil e Arquitetura
- Engenharia Informática e Tecnologias de Informação
- Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
- Engenharia Mecânica e Aeroespacial
- Engenharia Química e Biológica
- Engenharia do Ambiente
- Inteligência Artificial e Ciência de Dados
- Robótica e Automação
Parcerias
O projeto estabelece parcerias com múltiplas entidades:
- Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG)
- Instituto Superior Técnico (IST)
- Ordem dos Engenheiros
- Universidades e Institutos Politécnicos
- Empresas do setor tecnológico
- Centros de investigação
Dinamização
- Coordenação: Isabel Alexandra Costa e Sofia Gomes
