Engenheiras Por Um Dia

Projeto coordenado pela CIG, IST e Ordem dos Engenheiros que previne disparidades de género nas oportunidades profissionais. Promove escolhas livres nas áreas da engenharia e tecnologia.

Missão

O Projeto "Engenheiras por um dia" encontra-se em várias edições e o AEPRS orgulha-se de estar presente desde o primeiro momento. A finalidade deste Projeto é prevenir o eventual agravamento das disparidades entre mulheres e homens, quanto a oportunidades profissionais, de carreira, de rendimentos e de possibilidades de ascensão a cargos de decisão.

As profissões associadas às engenharias e às tecnologias têm evoluído de forma muito positiva quando falamos de remunerações e de rendimentos, de possibilidades de carreira e de potencialidades de inovação e de progresso para a economia. Contrariamente a esta tendência, a percentagem de mulheres que frequentam os cursos de engenharia e tecnologias tem evoluído de modo negativo e preocupante.

Embora o projeto seja especialmente dirigido para as raparigas, o nosso agrupamento tem incluído os rapazes, proporcionando-lhes a oportunidade de abraçar projetos existentes na escola como forma de diminuir a segregação sexual das ocupações profissionais.

O Projeto é coordenado pela Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade e a coordenação está a cargo da CIG, IST e Ordem dos Engenheiros. O projeto conta com dezenas de entidades parceiras, escolas e institutos de ensino superior em todo o país.

Dia Internacional das raparigas nas TIC

Objetivos

O projeto visa combater os estereótipos de género nas escolhas profissionais:

  • Combater os preconceitos e estereótipos sexistas sobre o que é suposto ser próprio e adequado às mulheres/raparigas e aos homens/rapazes
  • Desmistificar a ideia dominante de que há áreas académicas e profissionais mais próprias dos homens e outras que são mais próprias das mulheres
  • Desconstruir, junto das alunas e dos alunos, preconceitos e estereótipos sobre as áreas profissionais e de conhecimento associadas à Engenharia e às Tecnologias
  • Promover uma escolha mais livre destas áreas de estudo por parte das raparigas
  • Potenciar redes informais de mentoria a nível local e regional, com profissionais do sexo feminino e com raparigas que estudam estes domínios
  • Sensibilizar as escolas e os agentes educativos para o problema da separação dos sexos por ocupações
  • Mobilizar os agentes educativos para estratégias concertadas de transversalização desta problemática
  • Envolver autarquias e incentivá-las a combater e prevenir os desequilíbrios ocupacionais entre mulheres e homens

Atividades

O projeto desenvolve ao longo do ano letivo diversas atividades que promovem o contacto direto com as engenharias e tecnologias:

  • Ciclo de Workshops "Raparigas nas Engenharias e Tecnologias"
  • Webinars temáticos sobre diversas áreas de engenharia
  • Visitas a empresas e centros de investigação
  • Programas de mentoria com profissionais de engenharia
  • Participação em concursos e desafios tecnológicos
  • Celebração de dias temáticos (Dia Internacional das Raparigas nas TIC, Dia da Energia, etc.)
  • Atividades práticas e experimentais na área das engenharias
  • Encontros com mulheres engenheiras de diferentes áreas

Áreas de Intervenção

O projeto abrange diversas áreas das engenharias e tecnologias:

  • Engenharia Civil e Arquitetura
  • Engenharia Informática e Tecnologias de Informação
  • Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
  • Engenharia Mecânica e Aeroespacial
  • Engenharia Química e Biológica
  • Engenharia do Ambiente
  • Inteligência Artificial e Ciência de Dados
  • Robótica e Automação

Parcerias

O projeto estabelece parcerias com múltiplas entidades:

  • Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG)
  • Instituto Superior Técnico (IST)
  • Ordem dos Engenheiros
  • Universidades e Institutos Politécnicos
  • Empresas do setor tecnológico
  • Centros de investigação

Dinamização

  • Coordenação: Isabel Alexandra Costa e Sofia Gomes

Recursos