Cursos Científico-Humanísticos

O Ensino Secundário prepara os alunos para o ensino superior através de percursos diferenciados. Conheça a organização curricular dos quatro cursos científico-humanísticos disponíveis no Agrupamento.

Escolas

Os cursos do ensino secundário científico-humanístico são lecionados na Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos, a escola-sede do Agrupamento, localizada no Bom Retiro, Vila Franca de Xira. Existem no Agrupamento turmas de todos os cursos (Artes Visuais, Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades).

Composição

  • 8 turmas do 10º ano
  • 7 turmas do 11º ano
  • 6 turmas do 12º ano
  • 490 alunos
  • 43 docentes
  • 36 assistentes operacionais

Critérios de Avaliação

Organização Curricular

O Plano Curricular do Ensino Secundário organiza-se de acordo com o Plano de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento. É a seguinte a distribuição dos tempos letivos semanais pelas diversas disciplinas e áreas curriculares:

Curso de Artes Visuais

Disciplina10.º ano11.º ano12.º ano
Formação Geral
Português444,5
Inglês/Mandarim33-
Filosofia34-
Educação Física333
Formação Específica
Desenho A666,5
História e Cultura das Artes ou Matemática B66-
Geometria Descritiva A66-
Oficina de Artes--3
Oficina Multimédia B--3
EMRC – (Facultativa)(1)(1)(1)
Total de tempos semanais32/3331/3221/22

Curso de Ciências e Tecnologias

Disciplina10.º ano11.º ano12.º ano
Formação Geral
Português444,5
Inglês/Mandarim33-
Filosofia34-
Educação Física333
Formação Específica
Matemática A666,5
Biologia e Geologia ou Geometria Descritiva A6,57-
Física e Química6,57-
Opção anual 1--3
Opção anual 2--3
EMRC – (Facultativa)(1)(1)(1)
Total de tempos semanais32/3331/3221/22

Disciplinas de opção para 12.º ano:

  • Biologia e (Geologia/Química/Psicologia B/Inglês - escolhe uma) ou
  • Química e (Física/Psicologia B/Inglês - escolhe uma)

Curso de Ciências Socioeconómicas

Disciplina10.º ano11.º ano12.º ano
Formação Geral
Português444,5
Inglês/Mandarim33-
Filosofia34-
Educação Física333
Formação Específica
Matemática A666,5
Geografia A66-
Economia A66-
Opção anual 1--3
Opção anual 2--3
EMRC – (Facultativa)(1)(1)(1)
Total de tempos semanais32/3331/3221/22

Disciplinas de opção para 12.º ano:

  • Economia C e (Aplicações Informáticas / Inglês - escolhe uma) ou
  • Geografia C e Inglês ou
  • Sociologia e Psicologia B

Curso de Línguas e Humanidades

Disciplina10.º ano11.º ano12.º ano
Formação Geral
Português444,5
Inglês/Mandarim33-
Filosofia34-
Educação Física333
Formação Específica (escolhe 2 bienais)
História A666,5
Geografia66-
Matemática Aplicada às Ciências Sociais ou Língua Estrangeira II (Francês/Espanhol)66-
Opção anual 1--3
Opção anual 2--3
EMRC – (Facultativa)(1)(1)(1)
Total de tempos semanais32/3331/3221/22

Disciplinas de opção para 12.º ano:

  • Geografia C e (Inglês/Psicologia B - escolhe uma)
  • Sociologia e (Inglês/Psicologia B - escolhe uma)
  • Psicologia B e Inglês

Domínios de Autonomia Curricular

O Domínio de Autonomia Curricular (DAC) contribui para:

  • o desenvolvimento de trabalho autónomo, interpares, com mediação de docentes
  • a coadjuvação/assessoria entre docentes de diversas áreas disciplinares
  • a constituição de grupos de trabalho para a aquisição, desenvolvimento e consolidação de aprendizagens específicas, com vista à promoção da articulação entre áreas disciplinares
  • a adoção de práticas preventivas que procurem antever e evitar o insucesso, recorrendo a um trabalho de diferenciação pedagógica
  • o apoio às aprendizagens, assente em estratégias interdisciplinares, privilegiando a pesquisa, seleção, tratamento e divulgação de informação
  • o estreitamento de laços e a interação com a comunidade local e respetivos parceiros

No domínio dos DAC, pretende-se proporcionar um espaço partilhado que possibilite, em termos organizacionais, o desenvolvimento de projetos transdisciplinares, no âmbito da turma e mesmo em articulação com as outras turmas.

Cidadania e Desenvolvimento

Esta área, ao fazer parte integrante do currículo, deverá ser desenvolvida transversalmente com o contributo de todas as disciplinas e componentes de formação. A Cidadania e Desenvolvimento é implementada através do desenvolvimento de temas e projetos sob a coordenação de um dos elementos do Conselho de Turma.

A componente de Cidadania e Desenvolvimento não é objeto de avaliação sumativa, contudo a participação nos projetos realizados deverão ser registados no certificado do aluno com a identificação dos temas abordados.