Cursos Científico-Humanísticos
O Ensino Secundário prepara os alunos para o ensino superior através de percursos diferenciados. Conheça a organização curricular dos quatro cursos científico-humanísticos disponíveis no Agrupamento.
Escolas
Os cursos do ensino secundário científico-humanístico são lecionados na Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos, a escola-sede do Agrupamento, localizada no Bom Retiro, Vila Franca de Xira. Existem no Agrupamento turmas de todos os cursos (Artes Visuais, Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades).
Composição
- 8 turmas do 10º ano
- 7 turmas do 11º ano
- 6 turmas do 12º ano
- 490 alunos
- 43 docentes
- 36 assistentes operacionais
Critérios de Avaliação
Organização Curricular
O Plano Curricular do Ensino Secundário organiza-se de acordo com o Plano de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento. É a seguinte a distribuição dos tempos letivos semanais pelas diversas disciplinas e áreas curriculares:
Curso de Artes Visuais
| Disciplina | 10.º ano | 11.º ano | 12.º ano |
|---|---|---|---|
| Formação Geral | |||
| Português | 4 | 4 | 4,5 |
| Inglês/Mandarim | 3 | 3 | - |
| Filosofia | 3 | 4 | - |
| Educação Física | 3 | 3 | 3 |
| Formação Específica | |||
| Desenho A | 6 | 6 | 6,5 |
| História e Cultura das Artes ou Matemática B | 6 | 6 | - |
| Geometria Descritiva A | 6 | 6 | - |
| Oficina de Artes | - | - | 3 |
| Oficina Multimédia B | - | - | 3 |
| EMRC – (Facultativa) | (1) | (1) | (1) |
| Total de tempos semanais | 32/33 | 31/32 | 21/22 |
Curso de Ciências e Tecnologias
| Disciplina | 10.º ano | 11.º ano | 12.º ano |
|---|---|---|---|
| Formação Geral | |||
| Português | 4 | 4 | 4,5 |
| Inglês/Mandarim | 3 | 3 | - |
| Filosofia | 3 | 4 | - |
| Educação Física | 3 | 3 | 3 |
| Formação Específica | |||
| Matemática A | 6 | 6 | 6,5 |
| Biologia e Geologia ou Geometria Descritiva A | 6,5 | 7 | - |
| Física e Química | 6,5 | 7 | - |
| Opção anual 1 | - | - | 3 |
| Opção anual 2 | - | - | 3 |
| EMRC – (Facultativa) | (1) | (1) | (1) |
| Total de tempos semanais | 32/33 | 31/32 | 21/22 |
Disciplinas de opção para 12.º ano:
- Biologia e (Geologia/Química/Psicologia B/Inglês - escolhe uma) ou
- Química e (Física/Psicologia B/Inglês - escolhe uma)
Curso de Ciências Socioeconómicas
| Disciplina | 10.º ano | 11.º ano | 12.º ano |
|---|---|---|---|
| Formação Geral | |||
| Português | 4 | 4 | 4,5 |
| Inglês/Mandarim | 3 | 3 | - |
| Filosofia | 3 | 4 | - |
| Educação Física | 3 | 3 | 3 |
| Formação Específica | |||
| Matemática A | 6 | 6 | 6,5 |
| Geografia A | 6 | 6 | - |
| Economia A | 6 | 6 | - |
| Opção anual 1 | - | - | 3 |
| Opção anual 2 | - | - | 3 |
| EMRC – (Facultativa) | (1) | (1) | (1) |
| Total de tempos semanais | 32/33 | 31/32 | 21/22 |
Disciplinas de opção para 12.º ano:
- Economia C e (Aplicações Informáticas / Inglês - escolhe uma) ou
- Geografia C e Inglês ou
- Sociologia e Psicologia B
Curso de Línguas e Humanidades
| Disciplina | 10.º ano | 11.º ano | 12.º ano |
|---|---|---|---|
| Formação Geral | |||
| Português | 4 | 4 | 4,5 |
| Inglês/Mandarim | 3 | 3 | - |
| Filosofia | 3 | 4 | - |
| Educação Física | 3 | 3 | 3 |
| Formação Específica (escolhe 2 bienais) | |||
| História A | 6 | 6 | 6,5 |
| Geografia | 6 | 6 | - |
| Matemática Aplicada às Ciências Sociais ou Língua Estrangeira II (Francês/Espanhol) | 6 | 6 | - |
| Opção anual 1 | - | - | 3 |
| Opção anual 2 | - | - | 3 |
| EMRC – (Facultativa) | (1) | (1) | (1) |
| Total de tempos semanais | 32/33 | 31/32 | 21/22 |
Disciplinas de opção para 12.º ano:
- Geografia C e (Inglês/Psicologia B - escolhe uma)
- Sociologia e (Inglês/Psicologia B - escolhe uma)
- Psicologia B e Inglês
Domínios de Autonomia Curricular
O Domínio de Autonomia Curricular (DAC) contribui para:
- o desenvolvimento de trabalho autónomo, interpares, com mediação de docentes
- a coadjuvação/assessoria entre docentes de diversas áreas disciplinares
- a constituição de grupos de trabalho para a aquisição, desenvolvimento e consolidação de aprendizagens específicas, com vista à promoção da articulação entre áreas disciplinares
- a adoção de práticas preventivas que procurem antever e evitar o insucesso, recorrendo a um trabalho de diferenciação pedagógica
- o apoio às aprendizagens, assente em estratégias interdisciplinares, privilegiando a pesquisa, seleção, tratamento e divulgação de informação
- o estreitamento de laços e a interação com a comunidade local e respetivos parceiros
No domínio dos DAC, pretende-se proporcionar um espaço partilhado que possibilite, em termos organizacionais, o desenvolvimento de projetos transdisciplinares, no âmbito da turma e mesmo em articulação com as outras turmas.
Cidadania e Desenvolvimento
Esta área, ao fazer parte integrante do currículo, deverá ser desenvolvida transversalmente com o contributo de todas as disciplinas e componentes de formação. A Cidadania e Desenvolvimento é implementada através do desenvolvimento de temas e projetos sob a coordenação de um dos elementos do Conselho de Turma.
A componente de Cidadania e Desenvolvimento não é objeto de avaliação sumativa, contudo a participação nos projetos realizados deverão ser registados no certificado do aluno com a identificação dos temas abordados.
