Manuais Escolares e Programa Escola Digital
1.º Ciclo Escola do Bairro do Paraíso
9.º ano
|
de 8 de julho a 12 de julho |
6.º e 8.º anos (1)
|
de 1 de julho a 12 de julho |
11.º e 12.º anos (*)
|
de 15 de julho a 19 de julho |
(*)Os/As alunos/as dos 11.º e 12.º anos podem reter os manuais das disciplinas às quais serão alvo de exame nacional. Após a realização dos exames nacionais estes/as alunos/as devem devolver os manuais até dia 19 de julho, à exceção dos/as alunos/as que se inscreverem na 2.ª fase que deverão entregar os manuais até ao dia 24 de julho.
(Esta calendarização pode ser sujeita a alteração por diretivas superiores)
De acordo com as orientações da Tutela (04/07/2023), aquando da devolução dos manuais escolares devem os/as Encarregados/as de Educação proceder ao pagamento (de acordo com o preço de capa) dos que forem considerados “Não reutilizáveis” e dos que não forem entregues.
A atribuição de manuais escolares gratuitos para o próximo ano letivo 2024/25, está de volta para todos os alunos do ensino obrigatório de escolas públicas e privadas com contrato de associação através de um sistema de vouchers na plataforma MEGA. Embora simples, o procedimento só pode ser feito pelos encarregados de educação.
Na realidade, os vales são emitidos e ficam disponíveis na plataforma MEGA, sendo atribuído 1 vale para cada manual. Posteriormente, esses vales devem ser trocados por manuais físicos numa livraria aderente. No entanto, os vouchers podem corresponder a manuais escolares usados e, neste caso, só devem ser levantados na escola do aluno/a. Vale a pena salientar que o programa de atribuição dos manuais escolares não inclui cadernos de atividades, fichas ou outros pacotes pedagógicos solicitados. Pode informar-se sobre os mesmos nas respetivas livrarias.
Os manuais escolares distribuídos gratuitamente aos encarregados de educação têm de ser devolvidos às escolas, em bom estado, no final do ano letivo.
É muito importante que explique ao seu filho que os manuais escolares gratuitos são emprestados e que, no final do ano letivo, têm de ser entregues à escola, para serem reutilizados por outros alunos, o que só poderá acontecer se estiverem bem estimados. Folhear com cuidado, não dobrar as páginas e escrever apenas o imprescindível são alguns cuidados que o seu filho deve ter para manter em bom estado os manuais.
No momento de comprar a mochila da escola, opte por uma que seja impermeável. Assim, evita que os manuais se molhem num dia de chuva intensa – um dos acidentes mais comuns com estes livros.
Outra forma de preservar o estado dos manuais escolares gratuitos passa por proteger as capas, forrando-as com plástico ou papel. Mas sem colar nada às capas. Se optar por forrar as capas com papel ou plástico autocolante vai ter de o tirar antes de devolver os manuais escolares gratuitos, o que não será nada fácil sem danificar as capas. Pode comprar proteções plásticas amovíveis (fixas ou ajustáveis) em qualquer superfície comercial. Assim, quando terminarem as aulas, basta retirá-las. Se estiverem em bom estado, pode ainda utilizá-las para plastificar os manuais escolares gratuitos do ano letivo seguinte.
A organização é outro aspeto a ter em conta na preservação dos manuais escolares gratuitos. Para que os manuais não andem soltos na mochila, correndo o risco de ficarem com as capas dobradas ou rasgadas, pode comprar pastas plásticas com elásticos para guardá-los. Com esta prática, impede ainda que fiquem molhados, caso haja uma garrafa de água mal fechada na mochila, ou cheios de tinta, se eventualmente uma caneta rebentar.
Sublinhar e escrever notas nos manuais são dos métodos de estudo mais usados pelos alunos. Mas incompatíveis com as regras de utilização dos manuais escolares gratuitos. Há, no entanto, uma solução: sublinhar e escrever com lápis ou canetas de tinta apagável. Nas grandes superfícies encontra uma grande variedade deste tipo de canetas.
De 2 a 12 de julho deverão, obrigatoriamente, devolver os equipamentos da Escola Digital que lhes foram disponibilizados, os seguintes alunos:
• Os alunos que concluam o 12.º ano de escolaridade;
• Os alunos de qualquer ano de escolaridade que peçam transferência para outra escola;
Os alunos do 4.º ano de escolaridade que venham a frequentar o 5.º ano no Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos deverão manter os equipamentos na transição para o 5º ano.
NOTA: Os manuais e os kits digitais deverão ser entregues pelos/as Encarregados/as de Educação, no Auditório da Escola Sede, no horário das 9h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h30.
O programa Escola Digital assenta em quatro pilares (equipamentos, conetividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais aqui se destacam o acesso a equipamentos e a conetividade.
Para concretizar, serão distribuídos 2 kits pelos beneficiários: o kit do computador e o kit da conetividade. No caso do kit do computador, importa referir que há três modelos de equipamento, que variam consoante o nível de ensino que o/a aluno/a frequenta. Já o acesso à internet está ajustado a uma utilização responsável em contexto educativo.
Este código de desbloqueio só funciona uma vez, pelo que é necessário repetir os procedimentos sempre que o computador se apresente bloqueado.
A utilizar obrigatoriamente na altura de devolução do kit "Escola Digital"
Manual do utilizador relativo aos computadores que foram distribuídos aos/às alunos/as de Escalão A e B.
Como configurar o APN da sua Banda Larga Móvel.
Instalação do cartão SIM de banda larga móvel nos computadores INSYS.
Este guia é uma introdução rápida às funcionalidades e aparência do TMF08.
A partir do dia 22 de agosto de 2022, quando iniciar a sua conta de Email, Teams ou qualquer outra ferramenta do Office365 será necessário autenticar-se de forma a poder recuperar a password de forma rápida e autónoma. Para isso poderá utilizar um dos dois métodos:
Este processo serve para quando não se lembrar da password poder solicitar e receber uma nova automaticamente (será feito uma comunicação através do seu e-mail pessoal ou pelo telefone que autenticar).