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ENSINO SECUNDÁRIO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO

Os cursos do ensino secundário científico-humanístico são lecionados na Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos, a escola-sede do Agrupamento, localizada no Bom Retiro, Vila Franca de Xira. Existem no Agrupamento turmas de todos os cursos (Artes Visuais, Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades)


Organização Curricular

O Plano Curricular do Ensino Secundário organiza-se de acordo com o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento. É a seguinte a distribuição dos tempos letivos semanais pelas diversas disciplinas e áreas curriculares:

Artes
Ciências
Economia
Humanidades

Domínios de Autonomia Curricular

O Domínio de Autonomia Curricular (DAC) contribui para:

  • o desenvolvimento de trabalho autónomo, interpares, com mediação de docentes.
  • a coadjuvação/assessoria entre docentes de diversas áreas disciplinares;
  • a constituição de grupos de trabalho para a aquisição, desenvolvimento e consolidação de aprendizagens específicas, com vista à promoção da articulação entre áreas disciplinares;
  • a adoção de práticas preventivas que procurem antever e evitar o insucesso, recorrendo a um trabalho de diferenciação pedagógica;
  • o apoio às aprendizagens, assente em estratégias interdisciplinares, privilegiando a pesquisa, seleção, tratamento e divulgação de informação;
  • o estreitamento de laços e a interação com a comunidade local e respetivos parceiros.
  • No domínio dos DAC, pretende-se proporcionar um espaço partilhado que possibilite, em termos organizacionais, o desenvolvimento de projetos transdisciplinares, no âmbito da turma e mesmo em articulação com as outras turmas.


    Cidadania e Desenvolvimento

    Esta área, ao fazer parte integrante do currículo, deverá ser desenvolvida transversalmente com o contributo de todas as disciplinas e componentes de formação. A Cidadania e Desenvolvimento é implementada através do desenvolvimento de temas e projetos sob a coordenação de um dos elementos do Conselho de Turma. A componente de Cidadania e Desenvolvimento não é objeto de avaliação sumativa, contudo a participação nos projetos realizados deverão ser registados no certificado do aluno com a identificação dos temas abordados.

    Consulte a Estratégia da Escola de Educação para a Cidadania.


    Ensino Secundário Científico-Humanístico em números:

    Critérios de Avaliação

      Descarregue aqui os Critérios de Avaliação aprovados para o Ensino Secundário Científico-Humanístico no presente ano letivo.