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2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

O 2.º Ciclo do Ensino Básico é lecionado na Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos, a escola-sede do Agrupamento, localizada no Bom Retiro, Vila Franca de Xira.

2.º Ciclo em números:

Organização Curricular

O Plano Curricular do 2.º Ciclo do Ensino Básico organiza-se de acordo com o Plano de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento. É a seguinte a distribuição dos tempos letivos semanais pelas diversas disciplinas e áreas curriculares:

5.º ano
6.º ano

Domínios de Autonomia Curricular

O Domínio de Autonomia Curricular (DAC) contribui para:

  • o desenvolvimento de trabalho autónomo, interpares, com mediação de docentes.
  • a coadjuvação/assessoria entre docentes de diversas áreas disciplinares;
  • a constituição de grupos de trabalho para a aquisição, desenvolvimento e consolidação de aprendizagens específicas, com vista à promoção da articulação entre áreas disciplinares;
  • a adoção de práticas preventivas que procurem antever e evitar o insucesso, recorrendo a um trabalho de diferenciação pedagógica;
  • o apoio às aprendizagens, assente em estratégias interdisciplinares, privilegiando a pesquisa, seleção, tratamento e divulgação de informação;
  • o estreitamento de laços e a interação com a comunidade local e respetivos parceiros.
  • No âmbito deste domínio, foi criado um espaço semanal, com um número de tempos comuns a todas as turmas do mesmo ano, no mesmo horário, a funcionar rotativamente com diferentes disciplinas, de modo a proporcionar um espaço partilhado que possibilite, em termos organizacionais, o desenvolvimento de projetos transdisciplinares, no âmbito da turma e mesmo em articulação com as outras turmas.


    Cidadania e Desenvolvimento

    É lecionada como disciplina autónoma, em articulação transdisciplinar entre si e com as demais disciplinas. Procura-se contribuir para uma consistente e efetiva formação humanística dos/as discentes, de modo a poderem exercer a sua cidadania, respeitando os valores democráticos e os direitos humanos, em termos individuais e na sua interação/intervenção social.

    Consulte a Estratégia da Escola de Educação para a Cidadania.


    DT Turma

    “DT Turma” é o espaço privilegiado para o/a Diretor/a de Turma, enquanto agente educativo preocupado com o desenvolvimento / sucesso educativo dos/as alunos/as e com a sua integração na turma e na vida escolar, promover a/o:

  • Leitura e análise do “Estatuto do Aluno e Ética Escolar” (Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro) – Deveres do aluno;
  • Reflexão sobre as funções, perfil e responsabilidades do/a Delegado/a e Subdelegado/a de turma e dinamizar a eleição desses dois cargos;
  • Integração dos/as discentes na turma e na comunidade;
  • Análise/reflexão sobre problemas e/ou preocupações específicos vivenciados pela turma, contribuindo para a mudança de atitudes /comportamentos ou para a resolução de conflitos;
  • Consciencialização dos/as discentes para atitudes de civismo e formação pessoal;
  • Reforço da educação para a cidadania onde os/as alunos/as, de acordo com as regras e princípios democráticos, debatem temas do seu interesse, no âmbito escolar, local, regional, nacional ou até internacional, enquadrados no Projeto Educativo do Agrupamento.

  • Critérios de Avaliação

      Descarregue aqui os Critérios de Avaliação aprovados para o 2.º Ciclo no presente ano letivo.