3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
O 3.º Ciclo do Ensino Básico é lecionado na Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos, a escola-sede do Agrupamento, localizada no Bom Retiro, Vila Franca de Xira.
O Plano Curricular do 3.º Ciclo do Ensino Básico organiza-se de acordo com o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento. É a seguinte a distribuição dos tempos letivos semanais pelas diversas disciplinas e áreas curriculares:
Disciplina | Tempos (S = Semestral) |
Português | 4 |
Inglês (Língua Estrangeira I) | 2 |
Francês/Espanhol (Língua Estrangeira II) | 3 |
História | 2,5 |
Geografia | 2,5 |
Cidadania e Desenvolvimento | 0,5 |
Matemática | 4 |
Ciências Naturais | 2,5 |
Físico-Química | 2,5 |
Educação Visual | 2 |
Complemento à Educação Artística (Semestral: Teatro / Música / Ofic. Artes | 1S |
TIC (Semestral) | 1S |
Educação Física | 3 |
DT Turma (quinzenal) | 0,5 |
EMRC – (Facultativa) | (1) |
Total de tempos semanais | 30/31 |
Disciplina | Tempos (S=semestral) |
Português | 4 |
Inglês (Língua Estrangeira I) | 2,5 |
Francês/Espanhol (Língua Estrangeira II) | 2,5 |
História | 2 |
Geografia (Semestral com História) | 2 |
Cidadania e Desenvolvimento | 0,5 |
Matemática | 4 |
Ciências Naturais | 3 |
Físico-Química | 3 |
Educação Visual | 2 |
Complemento à Educação Artística (Semestral: Teatro / Música / Ofic. Artes | 1S |
TIC (Semestral) | 1S |
Educação Física | 3 |
DT Turma (quinzenal) | 0,5 |
EMRC – (Facultativa) | (1) |
Total de tempos semanais | 30/31 |
Disciplina | Tempos (S=semestral) |
Português | 4 |
Inglês (Língua Estrangeira I) | 3 |
Francês/Espanhol(Língua Estrangeira II) | 2 |
História | 2 |
Geografia | 2 |
Cidadania e Desenvolvimento | 0,5 |
Matemática | 4 |
Ciências Naturais | 3 |
Físico-Química | 3 |
Educação Visual | 2 |
Complemento à Educação Artística (Semestral: Teatro / Música / Ofic. Artes | 1S |
TIC (Semestral) | 1S |
Educação Física | 3 |
EMRC – (Facultativa) | (1) |
Total de tempos semanais | 30/31 |
O Domínio de Autonomia Curricular (DAC) contribui para:
No âmbito deste domínio, foi criado um espaço semanal, com um número de tempos comuns a todas as turmas do mesmo ano, no mesmo horário, a funcionar rotativamente com diferentes disciplinas, de modo a proporcionar um espaço partilhado que possibilite, em termos organizacionais, o desenvolvimento de projetos transdisciplinares, no âmbito da turma e mesmo em articulação com as outras turmas.
Nesta mancha horária, as disciplinas de TIC e CID formam um par pedagógico, cujos docentes tanto podem trabalhar juntos, entre si, como trabalhar com outras disciplinas, criando-se, com isto, as condições propícias à permeabilidade de saberes e à mobilidade de docentes e discentes.
É lecionada como disciplina autónoma, em articulação transdisciplinar entre si e com as demais disciplinas. Procura-se contribuir para uma consistente e efetiva formação humanística dos/as discentes, de modo a poderem exercer a sua cidadania, respeitando os valores democráticos e os direitos humanos, em termos individuais e na sua interação/intervenção social.
Consulte a Estratégia da Escola de Educação para a Cidadania.
De acordo com a legislação em vigor, na matriz curricular dos 2.º e 3.º ciclos, foi introduzida a disciplina de TIC, a funcionar em conjunto com CD, de modo a
“DT Turma” é o espaço privilegiado para o/a Diretor/a de Turma, enquanto agente educativo preocupado com o desenvolvimento / sucesso educativo dos/as alunos/as e com a sua integração na turma e na vida escolar, promover a/o:
Descarregue aqui os Critérios de Avaliação aprovados para o 3.º Ciclo no presente ano letivo.