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Projeto Geração de Sucesso – 1.º ciclo

A missão...

Geração de Sucesso - metodologia que tem como foco a promoção da aquisição ou consolidação de competências neuropsicológicas (ex., atenção, memória de trabalho, autorregulação), cognitivas (ler, escrever, calcular, abstrair, resolver problemas matemáticos, interpretar textos), e não-cognitivas (ex., competências sociais, cooperação), numa lógica de prevenção e numa abordagem de 360º, que inclui família, escola e envolvente territorial, feita por mediadores profissionais, fora da sala de aula, com o objetivo de ajudar todos os alunos a entrarem no 2º ciclo com competências para o sucesso escolar até aos 12 anos de escolaridade.

Prestador de serviços – Empresários pela Inclusão Social (EPIS)

Verba definida: 47 381,78€.

A metodologia...

Ao nível do 1.º ciclo do EB, emergem quatro domínios críticos associados à potenciação de competências / condições para se alcançar sucesso educativo que constituem eixos de orientação/intervenção neste projeto: [1] Conhecimentos e capacidades críticas (leitura, escrita, cálculo e literacia visual); [2] Capacidades de expressão (físico-motoras e artísticas); [3] Despistagem e suporte a handicaps físicos/cognitivos e [4] Ligação/comprometimento com a escola (School Connectedness).


Acreditando que o sucesso escolar pode ser promovido se houver um rastreio efetivo e precoce que permita uma avaliação mais detalhada e especializada dos casos de risco, seguida de intervenção baseada na evidência, o modelo que prevê 3 fases:

UMA FASE RASTREIO para deteção precoce de um conjunto de fatores potenciadores de insucesso escolar ao nível do 1º Ciclo presentes no Aluno, Escola e Família e que permite a seleção de alunos e famílias para intervenção, assim como a identificação de aspetos da escola e do território para ativação de recursos institucionais e comunitários.

UMA FASE DE PLANEAMENTO DA INTERVENÇÃO de acordo com o perfil de risco de cada aluno.

UMA FASE DE INTERVENÇÃO – Aplicação de um conjunto de estratégias e/ou técnicas, organizadas em guiões de intervenção passo-a-passo, para garantir a aquisição ou consolidação de competências neuropsicológicas (ex., atenção, memória de trabalho, autorregulação), para treinar competências cognitivas (ler, escrever, calcular, abstrair, resolver problemas matemáticos, interpretar textos), não-cognitivas (ex., competências sociais, cooperação) e para distribuir as tarefas de aprendizagem ao longo do dia e da semana a fim de promover as aprendizagens e, consequentemente, o sucesso escolar e a qualidade do mesmo (com monitorização e follow-up).

São sujeitos ao rastreio apenas os alunos devidamente autorizados pelo Encarregado de Educação.


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