EDUCAÇÃO, GÉNERO E CIDADANIA
O projeto Educação, Género e Cidadania pretende promover a integração da dimensão de género na educação para a cidadania, a nível disciplinar e nos espaços curriculares não disciplinares, visando o crescimento e o desenvolvimento pessoal e social dos alunos e das alunas, a promoção da igualdade e a erradicação das discriminações de género, com proveito para toda a comunidade escolar.
Projeto de continuidade, iniciado em 2008, integrado num protocolo com a CIG. A Escola Reynaldo dos Santos tem sido escola-piloto a nível nacional, tendo colaborado na elaboração do Guião de Educação. Género e Cidadania. 3º ciclo (CIG, 2010) validado pela DGIDC/ ME e integrando o processo de Aplicação Monitorizada pela CIG e pela DGIDC/ME dos Guiões de Educação Género e Cidadania para o pré-escolar e o 3º ciclo do EB. É um projeto destacado nos Relatórios de Avaliação Externa do AEPRS pela IGE (2011 e 2016).
O Projeto está aberto a todas as Escolas do Agrupamento Prof. Reynaldo dos Santos e a todos os níveis de ensino e integra-se no processo de Aplicação dos Guiões de Educação Género e Cidadania (publicados pela CIG, com a chancela do Ministério da Educação) para o pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do EB e ES.
O Certificado Mariana da Assunção da Silva foi instituído no AEPRS em 2009/10, no âmbito do projeto Educação, Género e Cidadania. Pretende-se, a partir do reconhecimento de trabalhos de mérito em Género e Cidadania, promover a construção de identidades individuais e coletivas alicerçadas nos princípios da igualdade e da não discriminação de raparigas e rapazes com vista a um pleno exercício da cidadania nas vivências escolares.
Saiba quem foi Mariana da Assunção da Silva.
Apelo à apresentação de propostas para atribuição do certificado
No passado dia 21 de novembro, decorreu, no auditório da escola sede do agrupamento, a 15ª cerimónia de entrega dos Certificados Mariana da Assunção da Silva. O evento, que se insere na agenda do Projeto Educação, Género e Cidadania, contou com a presença de representantes da PPDM, da CIG, da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, da DGEST e da PSP, bem como os representantes da Direção da escola. À semelhança dos anos anteriores, foram distinguidos os alunos e alunas e respetivos professores e professoras, cujos trabalhos foram relevantes na abordagem de temáticas relacionadas com a igualdade de género. Todos os presentes puderam assistir a pequenos vídeos ilustrativos dos trabalhos e ouvir os testemunhos dos alunos e alunas que neles participaram. A 15ª edição contou com momentos musicais realizados por alunos do nosso Agrupamento, nomeadamente por parte de alunos de 5º ano, no âmbito da disciplina de Educação Musical, da responsabilidade do professor Pedro Faria, e também dos alunos Francisco Cacheira, Beatriz Cacheira e Madalena Matias.
Lara Lopes e Margarida Lopes
Sensibilizar as e os docentes para a organização de projetos e atividades educativas que desconstruam e contrariem conceções e comportamentos estereotipados relativamente ao género.
Promover o desenvolvimento de estratégias de apoio à promoção de uma efetiva educação de raparigas e de rapazes para o exercício da cidadania democrática.
Harmonizar a terminologia utilizada nos instrumentos de comunicação interna e externa do Agrupamento com o princípio da igualdade entre os sexos.
Reconhecer as implicações do duplo padrão masculino/feminino na adoção de comportamentos preventivos em matéria de saúde, sexualidade e saúde reprodutiva, de bullying e de fenómenos de violência e equacionar estratégias de ação preventiva.
Valorizar trabalhos meritórios realizados por discentes, os quais devem ser estimulados e reconhecidos pela comunidade como exemplos a seguir, no sentido de aperfeiçoar o exercício da cidadania nas vivências escolares.
Desenvolver a articulação com outros projetos do Agrupamento de modo a incentivar a transversalidade da abordagem do género.
Divulgar no Agrupamento e fora dele o projeto e respetivas atividades.
Entrega do Certificado Mariana da Assunção da Silva (novembro).
Associação do AEPRS à Campanha Europeia Mobiliza-te Contra o Sexismo! promovida pelo Conselho da Europa e coordenada em Portugal pela PpDM em parceria com a CIG. Esta Campanha visa promover o conhecimento sobre a Recomendação “Prevenir e combater o sexismo” do Conselho da Europa CM/Rec (2019)1. Atividades associadas à campanha a desenvolver no AEPRS:
- Colocação do selo da Campanha no site da Escola;
- Publicação de notícias sobre a campanha e seus materiais ao longo do ano, no SharePoint do O365 e na Newsletter interna ;
- Publicação de notícias no site da Escola;
- Publicação de spots ou videoclips no LCD de entrada da escola;
- Passagem de podcast na Rádio da escola;
- Webinares/workshops no Teams sobre a Campanha;
- Participação, caso se concretize a possibilidade, num concurso para escolas sobre o tema da prevenção e eliminação do sexismo;
- Disponibilização de recursos no espaço do Projeto Educação, Género e Cidadania no Teams e na BiblioReynaldo.
Monitorização da terminologia utilizada nos meios de comunicação/informação do agrupamento (ao longo do ano)
Divulgação de recursos e materiais (ao longo do ano)
Divulgação de recursos e materiais (ao longo do ano)
Integração das questões da igualdade e da não discriminação assente em estereótipos de género nas atividades letivas, envolvendo docentes e discentes, e sua mostra/divulgação à comunidade escolar e educativa.
Iniciativas de sensibilização para a temática do projeto destinadas à comunidade escolar (ao longo do ano)
Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
Reconhecimento de instituições europeias em 2012, 2015, 2016 e 2018
Projeto Europeu Mobiliza-te Contra o Sexismo!
Campanha do Conselho da Europa
Recomendação do Conselho da Europa Rec (2019)1 Prevenir e combater o sexismo