info
Seja bem-vindo ao site oficial do Agrupamento de Escolas Prof. Reynaldo dos Santos.

PROJETO ENGENHEIRAS POR UM DIA

A missão...

O Projeto “Engenheiras por um dia” encontra-se na 4ª edição e o AEPRS orgulha-se de estar presente desde o 1º momento. A finalidade deste Projeto é prevenir o eventual agravamento das disparidades entre mulheres e homens, quanto a oportunidades profissionais, de carreira, de rendimentos e de possibilidades de ascensão a cargos de decisão. As profissões associadas às engenharias e às tecnologias têm evoluído de forma muito positiva quando falamos de remunerações e de rendimentos, de possibilidades de carreira e de potencialidades de inovação e de progresso para a economia. Contrariamente a esta tendência, a percentagem de mulheres que frequentam os cursos de engenharia e tecnologias tem evoluído de modo negativo e preocupante. Embora o projeto seja especialmente dirigido para as raparigas o nosso agrupamento tem incluído os rapazes proporcionando-lhe a oportunidade de abraçar projetos existentes na escola como seja o “Agulha e Dedal” como forma de diminuir a segregação sexual das ocupações profissionais.

O Projeto foi este ano apresentado pela Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade Rosa Monteiro e a coordenação está a cargo da CIG, IST e Ordem dos Engenheiros. O projeto conta ainda com 52 entidades parceiras, 21 escolas e 12 institutos de ensino superior.


Atividades

Dia Internacional das raparigas nas TIC

As turmas do 10.º B e 11.º B, participaram numa atividade comemorativa do Dia Internacional das raparigas nas TIC, que decorreu no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa. A atividade juntou escolas de todo o país e parceiros do projeto "Engenheiras por 1 Dia", e visou a sensibilização para o acesso das raparigas aos cursos na área das tecnologias digitais.


Technovation Girls

O nosso agrupamento foi convidado, pelo projeto "Engenheiras Por Um dia", a participar no concurso "Technovation Girls". O Technovation Girls é o maior programa mundial de educação tecnológica que tem como objetivo capacitar raparigas dos 8 aos 18 anos para se tornarem confiantes nas áreas STEM, líderes na identificação e sensibilização de problemas relevantes da atualidade e criadoras de soluções tecnológicas. As participantes trabalham em equipa, selecionando um problema na sua comunidade e criando uma aplicação (app) para dispositivos móveis ou um projeto de inteligência artificial para ajudar a resolvê-lo.

O programa tem um currículo associado que forma e orienta as equipas. Ao longo de todo o percurso (janeiro a maio) as equipas são apoiadas por mentoras que as guiam. nesta jornada desafiante em que se espera que desenvolvam conhecimentos técnicos e de negócio, mas também competências socioemocionais. Os trabalhos submetidos são avaliados por um júri internacional que fará comentários construtivos para melhoria dos projetos e selecionará finalistas para um evento global que decorrerá em agosto (World Summit Technovation Girls).

As alunas do 11.º B Raquel Ruivo, Carolina Areias, Maria João Caldeira, Liane Correia e Ana Madeira foram admitidas à segunda fase do concurso Technovation Girls. O projeto da nossa equipa , “Tagus-Tasks and Jobs”, consiste na criação de um plano de negócios e de uma app com recurso à plataforma Thunkable. Esta aplicação tem como objetivo ajudar a comunidade local resolvendo a oferta e a procura de pequenos trabalhos domésticos como babysitting, compras e outras tarefas diárias. Assim, enquanto uns podem gozar de uma folga outros podem ganhar algum dinheiro extra.



Pontes de Esparguete no projeto Engenheiras por 1 Dia

Webinar "Mulheres no Espaço"

Os alunos e alunas do 11.º A participaram, no dia 9 de abril, no webinar “ Mulheres no espaço “ do Projeto "Engenheiras por um dia" . Várias cientistas apresentaram os seus trabalhos na Agência Espacial Europeia e também na NASA. Segundo a Dr.ª Ana Pires “Descobrimos muito no passado e podemos fazê-lo agora” Foi muito bom, inspirador e também motivador para prosseguimento de estudos, para rapazes e raparigas, na área da ciência e não só.


Alunas do 11º A e B participaram no dia 11 de março, no Workshop : “As Mulheres na Inteligência Artificial” no âmbito do Ciclo de Workshops Raparigas nas Engenharias e Tecnologias, do Projeto Engenheiras Por Um Dia. Esta sessão, que assinalou o Dia Internacional das Mulheres.


A turma do 11.º A participou numa videoconferência comemorativa do Dia Nacional da Energia, realizada no âmbito do projeto "Engenheiras por um dia".


Dinamizadores
Objetivos
Atividades
Links