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ENSINO SECUNDÁRIO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO

Os cursos do ensino secundário científico-humanístico são lecionados na Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos, a escola-sede do Agrupamento, localizada no Bom Retiro, Vila Franca de Xira. Existem no Agrupamento turmas de todos os cursos (Artes Visuais, Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades)


Organização Curricular

O Plano Curricular do Ensino Secundário organiza-se de acordo com o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento. O 12.º ano só será abrangido a partir de 2020/2021. É a seguinte a distribuição dos tempos letivos semanais pelas diversas disciplinas e áreas curriculares em 2019/2020:

Artes
Ciências
Economia
Humanidades

Sber+ (DAC)

O espaço “Sber +” (Domínio de Autonomia Curricular - DAC) contribui para:

  • o desenvolvimento de trabalho autónomo, interpares, com mediação de docentes.
  • a coadjuvação/assessoria entre docentes de diversas áreas disciplinares;
  • a constituição de grupos de trabalho para a aquisição, desenvolvimento e consolidação de aprendizagens específicas, com vista à promoção da articulação entre áreas disciplinares;
  • a adoção de práticas preventivas que procurem antever e evitar o insucesso, recorrendo a um trabalho de diferenciação pedagógica;
  • o apoio às aprendizagens, assente em estratégias interdisciplinares, privilegiando a pesquisa, seleção, tratamento e divulgação de informação;
  • o estreitamento de laços e a interação com a comunidade local e respetivos parceiros.
  • No domínio dos DAC, foi criado um espaço semanal, com um número de tempos comuns, no mesmo horário, a funcionar rotativamente com diferentes disciplinas, de modo a proporcionar um espaço partilhado que possibilite, em termos organizacionais, o desenvolvimento de projetos transdisciplinares, no âmbito da turma e mesmo em articulação com as outras turmas.

    Neste espaço semanal, ainda será possível proporcionar um ensino mais individualizado e que respeite as necessidades de acompanhamento de cada aluno, recorrendo-se a uma bolsa de docentes de diferentes disciplinas que garantirá coadjuvância, em par de pedagógico, dentro da sala de aula, ou fora desta, através da formação de pequenos grupos. Esta estratégia permite trabalhar com diferentes grupos homogéneos.


    Cidadania e Desenvolvimento

    Esta área, ao fazer parte integrante do currículo, deverá ser desenvolvida transversalmente com o contributo de todas as disciplinas e componentes de formação. A Cidadania e Desenvolvimento é implementada através do desenvolvimento de temas e projetos sob a coordenação de um dos elementos do Conselho de Turma. A componente de Cidadania e Desenvolvimento não é objeto de avaliação sumativa, contudo a participação nos projetos realizados deverão ser registados no certificado do aluno com a identificação dos temas abordados.


    Ensino Secundário Científico-Humanístico em números:

    Critérios de Avaliação

      Descarregue aqui os Critérios de Avaliação aprovados para o Ensino Secundário Científico-Humanístico no presente ano letivo.