info
Seja bem-vindo ao site oficial do Agrupamento de Escolas Prof. Reynaldo dos Santos.

1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Fazem parte do Agrupamento os seguintes estabelecimentos de ensino com 1.º Ciclo:

  • Escola Básica do 1.º Ciclo de À-dos-Bispos;
  • Escola Básica do 1.º Ciclo Dr. Sousa Martins;
  • Escola Básica do 1.º Ciclo n.º 4 do Bairro do Paraíso.
  • 1.º Ciclo em números:
    Critérios de Avaliação

      Descarregue aqui os Critérios de Avaliação aprovados para o 1.º Ciclo no presente ano letivo.



    AECs

    As Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) constituem-se como atividades por definição, pedagogicamente ricas e complementares às aprendizagens curriculares ligadas à aquisição de competências básicas e incidem nos domínios desportivo, artístico, científico, tecnológico e tecnologias de informação e comunicação, de ligação à escola e ao meio. As AEC são de frequência gratuita, sendo a sua inscrição facultativa e decorrem sempre nos espaços escolares em horário extracurricular. Enquadram-se no conceito de escola a tempo inteiro e constituem um apoio às escolas, alunos e famílias, tendo em conta as realidades locais, permitindo a permanência dos alunos na escola devido às necessidades das famílias. No nosso agrupamento, a nível do 1.º ciclo, as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) funcionaram no final das atividades letivas, entre as 16:15 e as 17:15.

    À-dos-Bispos
    Dr. Sousa Martins
    B.º do Paraíso

    Sber+ (DAC)

    Neste domínio de autonomia curricular (DAC), pretende-se desenvolver diversos projetos, numa lógica interdisciplinar com o envolvimento da família e restante comunidade, bem como de demais parceiros de acordo com o plano anual de atividades do Agrupamento. São objetivos promover a

  • Motivação da aprendizagem no âmbito do DAC.
  • A implementação do trabalho colaborativo entre pares, privilegiando a investigação no contexto do trabalho de projeto e promovendo a autonomia e a capacidade de liderança dos alunos, nomeadamente, através da designação/seleção de um elemento do grupo para o seu funcionamento mais autónomo.
  • Cidadania e Desenvolvimento

    Esta área é trabalhada transversalmente em todas as disciplinas do currículo, em articulação com o Projeto “Aprender com a Biblioteca Escolar".