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3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

O 3.º Ciclo do Ensino Básico é lecionado na Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos, a escola-sede do Agrupamento, localizada no Bom Retiro, Vila Franca de Xira.

3.º Ciclo em números:

Organização Curricular

O Plano Curricular do 3.º Ciclo do Ensino Básico organiza-se de acordo com o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento. O 9.º ano só será abrangido a partir de 2020/2021. É a seguinte a distribuição dos tempos letivos semanais pelas diversas disciplinas e áreas curriculares em 2019/2020:

7.º ano
8.º ano
9.º ano
C.E.F.

Sber+ (DAC)

O espaço “Sber +” (Domínio de Autonomia Curricular - DAC) contribui para:

  • o desenvolvimento de trabalho autónomo, interpares, com mediação de docentes.
  • a coadjuvação/assessoria entre docentes de diversas áreas disciplinares;
  • a constituição de grupos de trabalho para a aquisição, desenvolvimento e consolidação de aprendizagens específicas, com vista à promoção da articulação entre áreas disciplinares;
  • a adoção de práticas preventivas que procurem antever e evitar o insucesso, recorrendo a um trabalho de diferenciação pedagógica;
  • o apoio às aprendizagens, assente em estratégias interdisciplinares, privilegiando a pesquisa, seleção, tratamento e divulgação de informação;
  • o estreitamento de laços e a interação com a comunidade local e respetivos parceiros.
  • No âmbito deste domínio, foi criado um espaço semanal, com um número de tempos comuns a todas as turmas do mesmo ano, no mesmo horário, a funcionar rotativamente com diferentes disciplinas, de modo a proporcionar um espaço partilhado que possibilite, em termos organizacionais, o desenvolvimento de projetos transdisciplinares, no âmbito da turma e mesmo em articulação com as outras turmas.

    Nesta mancha horária, as disciplinas de TIC e CID formam um par pedagógico, cujos docentes tanto podem trabalhar juntos, entre si, como trabalhar com outras disciplinas, nomeadamente as do “Sber +” , criando-se, com isto, as condições propícias à permeabilidade de saberes e à mobilidade de docentes e discentes. As disciplinas de EDV e ET, sendo semestrais, integrarão o “Sber +” no semestre em que funcionam, o mesmo acontecendo com as disciplinas de História e Geografia de Portugal e de Ciências Naturais. No caso das disciplinas de Português e de Matemática, um dos tempos da sua carga horária integra também o “Sber +”.


    Cidadania e Desenvolvimento

    É lecionada como disciplina autónoma, mas em par pedagógico com a disciplina de TIC , em articulação transdisciplinar entre si e com as demais disciplinas, em particular as que integram o espaço “ Sber +”, em articulação com o Projeto “Aprender com a Biblioteca Escolar”.


    TIC

    De acordo com a legislação em vigor, na matriz curricular dos 2.º e 3.º ciclos, foi introduzida a disciplina de TIC, a funcionar em conjunto com CD, de modo a

  • desenvolver competências dos discentes, na área das Tecnologias Digitais;
  • contemplar as aprendizagens essenciais;
  • implementar e desenvolver projetos e atividades, numa perspetiva transdisciplinar;
  • contribuir para a formação integral dos jovens, numa lógica de complementaridade.

  • Assembleia de Turma

    A Assembleia de Turma constitui-se como um reforço da educação para a cidadania onde os alunos, de acordo com as regras e princípios democráticos, debatem temas do seu interesse, no âmbito escolar, local, regional, nacional ou até internacional, sempre enquadrados no Projeto Educativo do Agrupamento.Esta área integra a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, com uma periodicidade mensal.


    Critérios de Avaliação

      Descarregue aqui os Critérios de Avaliação aprovados para o 3.º Ciclo no presente ano letivo.