info
Seja bem-vindo ao site oficial do Agrupamento de Escolas Prof. Reynaldo dos Santos.

EDUCAÇÃO, GÉNERO E CIDADANIA

A missão...

O projeto Educação, Género e Cidadania pretende promover a integração da dimensão de género na educação para a cidadania, a nível disciplinar e nos espaços curriculares não disciplinares, visando o crescimento e o desenvolvimento pessoal e social dos alunos e das alunas, a promoção da igualdade e a erradicação das discriminações de género, com proveito para toda a comunidade escolar.

Projeto de continuidade, iniciado em 2008, integrado num protocolo com a CIG. A Escola Reynaldo dos Santos tem sido escola-piloto a nível nacional, tendo colaborado na elaboração do Guião de Educação. Género e Cidadania. 3º ciclo (CIG, 2010) validado pela DGIDC/ ME e integrando o processo de Aplicação Monitorizada pela CIG e pela DGIDC/ME dos Guiões de Educação Género e Cidadania para o pré-escolar e o 3º ciclo do EB. É um projeto destacado nos Relatórios de Avaliação Externa do AEPRS pela IGE (2011 e 2016).

O Projeto está aberto a todas as Escolas do Agrupamento Prof. Reynaldo dos Santos e a todos os níveis de ensino e integra-se no processo de Aplicação dos Guiões de Educação Género e Cidadania (publicados pela CIG, com a chancela do Ministério da Educação) para o pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do EB e ES.

Mariana da Assunção da Silva

O Certificado Mariana da Assunção da Silva foi instituído no AEPRS em 2009/10, no âmbito do projeto Educação, Género e Cidadania. Pretende-se, a partir do reconhecimento de trabalhos de mérito em Género e Cidadania, promover a construção de identidades individuais e coletivas alicerçadas nos princípios da igualdade e da não discriminação de raparigas e rapazes com vista a um pleno exercício da cidadania nas vivências escolares.

Consultar Regulamento.

Saiba quem foi Mariana da Assunção da Silva.

Dinamizadores
Objetivos
Atividades
Links