ESCOLAS AMIGAS DOS DIREITOS HUMANOS
O Projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos , em parceria com a Amnistia Internacional, pretende defender os Direitos Humanos, em todas as suas vertentes, dando visibilidade a casos de violação desses mesmos direitos e à sensibilização para as questões com eles relacionadas. É um projeto aberto à comunidade educativa, que visa o apelo à participação em aspetos da cidadania e que promove atividades de interesse geral, de que se destacam a maratona de cartas e um encontro nacional com todas as escolas participantes.
No âmbito do Projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos, vai decorrer, até 30 de abril, uma recolha de material escolar (dossiers, cadernos, lápis, canetas de feltro, lápis de cor) e produtos de higiene (Shampoo e gel de banho) , para doar à ABEI, (Associação de Bem Estar Infantil) produtos que irão ser utilizados nos Centros de Acolhimento Temporário. As caixas para essa recolha encontram-se na entrada da escola, junto à biblioteca.
No fim de semana de 25 a 27 de março, teve lugar, em Moimenta da Beira, o 4º encontro do projeto “Escolas Amigas dos Direitos Humanos.” Foi um encontro que envolveu 9 escolas de vários locais do país, monitores da Amnistia Internacional, 70 alunos e alunas das várias escolas e respetivos professores e professoras. Como já tinha acontecido nos outros encontros, foi uma oportunidade de partilha de experiências, de convívio e de interação, com workshops e palestras, que envolveram todos os presentes. A defesa dos direitos humanos faz parte da formação integral dos jovens e configura-se cada vez mais urgente, pelo que momentos como este são oportunidades desafiantes e únicas. Obrigada ao aluno e alunas que participaram, pelo seu empenho e disponibilidade. Transcrevo, na íntegra, o testemunho de duas alunas participantes no encontro:
“O Encontro das Escolas Amigas dos Direitos Humanos superou as minhas expectativas. Em princípio, eu acreditava e sabia que aprenderia formas de lidar com a abordagem dos direitos humanos num tom mais académico, mas incrivelmente, para além dessa aprendizagem, tive imensos benefícios no que toca enriquecimento pessoal. Neste momento sinto que sou uma pessoa mais confiante para expressar o que sinto e penso de forma coerente e expressar a liberdade que tenho e sempre tive por direito. Esta experiência foi sem dúvida algo que me impactou imenso a nível pessoal, tornando-me um ser cada vez melhor para o coletivo.”
“O encontro foi sem dúvida uma das melhores experiências da minha vida! Deu-me a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e de aprofundar mais sobre os direitos humanos, fez me querer cada vez mais fazer a diferença no mundo.”
o podcast produzido pelas Escolas Amigas dos Direitos Humanos
Promover o respeito pela diferença e a valorização desse direito.
Incentivar a valorização e integração de valores humanistas, através da sua
integração/articulação permanente com princípios de rigor, competência, eficiência, transparência e excelência.
Capacitar os jovens e promover a participação ativa de todos os membros
da comunidade educativa na integração dos valores e princípios dos direitos humanos nas várias áreas da vida escolar.
Tornar a escola num centro dinamizador da comunidade, enquanto promotora de atitudes inclusivas.
Incutir em cada membro da comunidade escolar a necessidade de se reger por princípios “Amigos dos Direitos Humanos.
Rede de Escolas Amnistia Interacional