info
Seja bem-vindo ao site oficial do Agrupamento de Escolas Prof. Reynaldo dos Santos.

Clube de Matemática

A missão...

O ensino da Matemática deve promover a aquisição de conhecimento e experiência em matemática, que permita a sua aplicação em contextos matemáticos e não matemáticos. Para além disso, deve promover nos alunos uma relação positiva com a disciplina.

Com a criação do clube de matemática, pretende-se que os alunos desenvolvam o interesse por esta disciplina, confiança nas suas capacidades e persistência, autonomia e à-vontade em lidar com situações que envolvam a Matemática no seu percurso escolar e na vida em sociedade. Neste sentido, propõe-se a execução de atividades que promovam a autoconfiança nos conhecimentos adquiridos e a sua aplicação em situações diversas, com a possibilidade de poderem ser estabelecidas relações, quer entre diferentes temáticas no seio desta ciência, quer entre outras áreas do conhecimento. Com este propósito as atividades a desenvolver terão uma forte componente lúdica, onde a matemática terá um espaço de abordagem recreativa e o jogo deverá surgir como um instrumento didático, que promova a motivação do aluno de modo a potenciar mais aprendizagens.


Dificuldades em decorar a árvore de Natal? A matemática ajuda.

Já foi desvendado o segredo para a decoração perfeita de uma árvore de Natal. A fórmula matemática foi descoberta por dois alunos da Universidade de Sheffield, no Reino Unido.

Nicole Wrightman e Alex Craig – membros da Sociedade de Matemática na Universidade de Sheffield – descobriram uma equação matemática que resolve os problemas na decoração de uma árvore de Natal. Em parceria com a rede de lojas Debenhams, os alunos aceitaram o desafio de criar essa fórmula. Segundo o site da Universidade, Nicole disse que “as fórmulas demoraram cerca de duas horas a serem feitas”.

O site da Universidade de Sheffield, apresenta o projeto e também uma espécie de uma calculadora que, a partir da inserção do tamanho da árvore, rapidamente apresenta os valores necessários para a decoração. Através do tamanho da árvore, em centímetros, os cálculos demonstram quantas bolas são precisas, e os centímetros da estrela, da fita e das luzes de Natal.

Esta fórmula tem sido utilizada nas lojas da Debenhams, de forma a que os clientes escolham todos os itens necessários para a decoração da sua árvore, de acordo com os cálculos. Nicole Wrightman afirma também no site: “Esperemos que as fórmulas tornem uma preparação mais fácil para o Natal”. O site do projeto tem, também, curiosidades sobre cálculos feitos na maior árvore do mundo e na árvore que está em Trafalgar Square, em Londres. Além disso, dispõe informações sobre as lojas e a Universidade.


Dinamizadores
Objetivos
Atividades
Links