Clube de Matemática
O ensino da Matemática deve promover a aquisição de conhecimento e experiência em matemática, que permita a sua aplicação em contextos matemáticos e não matemáticos. Para além disso, deve promover nos alunos uma relação positiva com a disciplina.
Com a criação do clube de matemática, pretende-se que os alunos desenvolvam o interesse por esta disciplina, confiança nas suas capacidades e persistência, autonomia e à-vontade em lidar com situações que envolvam a Matemática no seu percurso escolar e na vida em sociedade. Neste sentido, propõe-se a execução de atividades que promovam a autoconfiança nos conhecimentos adquiridos e a sua aplicação em situações diversas, com a possibilidade de poderem ser estabelecidas relações, quer entre diferentes temáticas no seio desta ciência, quer entre outras áreas do conhecimento. Com este propósito as atividades a desenvolver terão uma forte componente lúdica, onde a matemática terá um espaço de abordagem recreativa e o jogo deverá surgir como um instrumento didático, que promova a motivação do aluno de modo a potenciar mais aprendizagens.
Por que esse número é tão especial?
O número 6174 parece a princípio não ter nada de especial, mas ele intriga matemáticos e entusiastas da teoria dos números desde 1949. Por quê? Bem, para entender, faça o seguinte:
Vamos lá:
Primeiro, organizamos os dígitos em ordem decrescente: 8730. Depois, em ordem crescente: 0378. E subtraímos o menor do maior: 8730 - 0378 = 8352.
Novamente, reorganizamos os dígitos e os subtraímos: 8532 - 2358 = 6174.
Uma vez mais, reordenamos os dígitos e subtraímos: 7641 - 1467 = 6174.
De agora em diante, não vale a pena prosseguir, já que repetiríamos a mesma operação.
Vamos testar outro número. Que tal 2005?
Assim, não importa com que número começamos, sempre se chegará a 6174.
O Dia Internacional da Matemática comemora-se anualmente no dia 14 de março. Este dia é conhecido mundialmente como o Dia do PI, porque na nomenclatura anglosaxónica, o dia 14 de março escreve-se 3/14, os primeiros algarismos do número PI.
A partir de 2020 e por decisão da UNESCO, na sua 40.ª Assembleia Geral, este dia passou a ser oficialmente o Dia Internacional da Matemática. É um dia especial para celebrar a Matemática em todas as suas formas e em todo o mundo. Uma das formas é esta "Poesia Matemática de Millôr Ferenandes".
Desenvolver o gosto pela Matemática;
Desenvolver hábitos de trabalho e persistência;
Desenvolver nos alunos atitudes de autoconfiança, responsabilidade e integração na escola;
Desenvolver a capacidade de comunicação e cooperação;
Exercitar e desenvolver o raciocínio e o pensamento científico;
Desenvolver a capacidade de resolver problemas;
Tornar a Matemática mais atrativa;
Dar a conhecer a Matemática de uma forma lúdica;
Atenuar o insucesso;
Promover a articulação horizontal e vertical.
Realização de exposições;
Campeonato de Cálculo Mental;
Campeonatos de Jogos Matemáticos;
Pesquisas sobre História da Matemática;
Dinamização de atividades para o 1º ciclo e pré-escolar;
Organização de dias comemorativos;
Realização de estudos estatísticos sobre caracterização da Escola e sua divulgação.
Sociedade Portuguesa de Matemática
Associação de Professores de Matemática
Sabia que...
... em muitos idiomas (indo-europeus), a palavra NOITE é formada pela letra 'N' + o número 8... Veja alguns exemplos:
A explicação mais consensual é que se trata de uma coincidência. Mas uma explicação alternativa - sem crédito entre os especialistas, mas muito mais interessante - é a de que o número oito estava associado ao dia e assim o conceito de noite teria evoluído de "não-oito".
Podemos ainda expecular que o facto de estar associado à noite, poderá estar relacionado com o facto de ser o último número, se o sistema de numeração fosse de base 8, que corresponde ao número de dedos oponíveis aos polegares.
e ainda que...
... em muito idiomas (indo-europeus), a número NOVE é similar à palavra NOVO... Veja alguns exemplos:
Neste caso uma hipótese para explicar a coincidência pode ser a remeniscência de um sistema de contagem de base 8 (criado a partir de contagens com os 8 dedos oponíveis aos polegares), que para ser atualizado necessitou de mais um algarismo - o novo (nove)!
Retirado do site “matemática absolutamente” © 2022 Matemática? Absolutamente!