info
Seja bem-vindo ao site oficial do Agrupamento de Escolas Prof. Reynaldo dos Santos.

Clube de Matemática

A missão...

O ensino da Matemática deve promover a aquisição de conhecimento e experiência em matemática, que permita a sua aplicação em contextos matemáticos e não matemáticos. Para além disso, deve promover nos alunos uma relação positiva com a disciplina.

Com a criação do clube de matemática, pretende-se que os alunos desenvolvam o interesse por esta disciplina, confiança nas suas capacidades e persistência, autonomia e à-vontade em lidar com situações que envolvam a Matemática no seu percurso escolar e na vida em sociedade. Neste sentido, propõe-se a execução de atividades que promovam a autoconfiança nos conhecimentos adquiridos e a sua aplicação em situações diversas, com a possibilidade de poderem ser estabelecidas relações, quer entre diferentes temáticas no seio desta ciência, quer entre outras áreas do conhecimento. Com este propósito as atividades a desenvolver terão uma forte componente lúdica, onde a matemática terá um espaço de abordagem recreativa e o jogo deverá surgir como um instrumento didático, que promova a motivação do aluno de modo a potenciar mais aprendizagens.


Atividades

14 de março - Dia Internacional da Matemática

O Dia Internacional da Matemática comemora-se anualmente no dia 14 de março. Este dia é conhecido mundialmente como o Dia do PI, porque na nomenclatura anglosaxónica, o dia 14 de março escreve-se 3/14, os primeiros algarismos do número PI.

A partir de 2020 e por decisão da UNESCO, na sua 40.ª Assembleia Geral, este dia passou a ser oficialmente o Dia Internacional da Matemática. É um dia especial para celebrar a Matemática em todas as suas formas e em todo o mundo. Uma das formas é esta "Poesia Matemática de Millôr Ferenandes".  


Dinamizadores
Objetivos
Atividades
Links

Vídeos do Estudo em Casa


Números e linguística:

a evolução da língua (e) dos números

Sabia que...

... em muitos idiomas (indo-europeus), a palavra NOITE é formada pela letra 'N' + o número 8... Veja alguns exemplos:

  • Português: noite = n + oito
  • Inglês: night = n + eight
  • Alemão: nacht = n + acht
  • Espanhol: noche = n + ocho
  • Francês: nuit = n + huit
  • Italiano: notte = n + otto
  • Albanês: natë = n + tetë
  • Holandês: nacht = n + acht
  • Romeno: noapte = n + opt
  • Sueco: natt = n + åtta
  • Latim: nocte = n + octo
  • A explicação mais consensual é que se trata de uma coincidência. Mas uma explicação alternativa - sem crédito entre os especialistas, mas muito mais interessante - é a de que o número oito estava associado ao dia e assim o conceito de noite teria evoluído de "não-oito".

    Podemos ainda expecular que o facto de estar associado à noite, poderá estar relacionado com o facto de ser o último número, se o sistema de numeração fosse de base 8, que corresponde ao número de dedos oponíveis aos polegares.

    e ainda que...

    ... em muito idiomas (indo-europeus), a número NOVE é similar à palavra NOVO... Veja alguns exemplos:

  • Português: nove = novo
  • Inglês: nine = new
  • Alemão:neue = neu
  • Espanhol: nueve = nuevo
  • Francês: neuf = nouveaux
  • Italiano: nove = nuovo
  • Dinamarquês: : ni = ny
  • Norueguês: ni = nye
  • Romeno: nouă = nou
  • Sueco: nio = nya
  • Latim: novem = novus
  • Neste caso uma hipótese para explicar a coincidência pode ser a remeniscência de um sistema de contagem de base 8 (criado a partir de contagens com os 8 dedos oponíveis aos polegares), que para ser atualizado necessitou de mais um algarismo - o novo (nove)!

    Retirado do site “matemática absolutamente” © 2022 Matemática? Absolutamente!