Vida e Hábitos da Coruja-das-torres
Análise da dieta da Coruja-das-torres através da dissecação de regurgitações e identificação de presas. Metodologia científica que envolve trabalho de campo, laboratorial e tratamento de dados.
As Corujas
A Coruja-das-torres (Tyto alba) é uma ave de rapina noturna, pertencente à Ordem dos Strigiformes e à Família Tytonidae. Tem um comprimento de cerca de 35 cm e uma envergadura que varia entre os 85 e os 93 cm. Espécie cosmopolita e amplamente distribuída, é muito útil por capturar grande número de roedores. No entanto, o seu voo silencioso e fugaz e o seu grito fantasmagórico levaram à sua associação a diversas superstições, frequentemente em seu desfavor.
Tal como no resto da Europa, em Portugal as Corujas-das-torres habitam, preferencialmente, zonas de campos agrícolas, com sebes, taludes e matos. Frequentemente nidificam em construções abandonadas, em chaminés, armazéns ou torres de igrejas, mesmo em cidades de grande dimensão.

Coruja-das-torres
Missão
O estudo da dieta da Coruja-das-torres é uma atividade experimental com enormes potencialidades pedagógicas. Envolve pesquisa, trabalho de campo, trabalho laboratorial e tratamento e discussão de dados. Um projeto mais abrangente visando o estudo da presença e hábitos da Coruja-das-torres, bem como a conservação desta rapina noturna na área, pode ser concretizado ao longo do ano letivo e em colaboração com outras escolas.
Permite ainda abordar a importância da interdisciplinaridade e cooperação em ciência. Esta atividade disponibiliza informação sobre a Coruja-das-torres e metodologias para a análise da sua dieta, pretendendo promover a partilha de dados de todos os que quiserem desenvolver um trabalho colaborativo neste âmbito.
Metodologia de Trabalho
Seguir uma metodologia semelhante no trabalho de recolha, dissecação e identificação de presas nas regurgitações de Coruja-das-torres permite o estudo comparativo dos resultados da análise da dieta. Assume particular importância a utilização da mesma chave para identificação das presas e do mesmo nível de aprofundamento dessa identificação.
Parcerias
O projeto estabelece parcerias importantes:
- EVOA - Espaço de Visitação e Observação de Aves
- SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
