PLANO NACIONAL DE CINEMA NA REYNALDO
O projeto do Agrupamento, PNC na Reynaldo, nasceu no ano letivo de 2014-2015 e os seus objetivos fundamentais alicerçam-se nos do próprio Plano Nacional de Cinema (PNC). A estratégia educativa deste projeto visa promover e dinamizar atividades que contribuam para um maior e melhor desenvolvimento global e integral dos e das discentes através de uma educação para a cultura e consiste na realização de atividades de divulgação de obras cinematográficas de cinema de animação e de imagem real, bem como de outras iniciativas no âmbito dos audiovisuais e multimédia.
O PNC na Reynaldo envolve todos os níveis de educação e ensino com o intuito de diversificar as aprendizagens significativas dos/as discentes, através do seu envolvimento em atividades de divulgação do património cinematográfico nacional e internacional, contribuindo para o aumento do contacto com esta dimensão cultural e artística, bem como para o desenvolvimento da própria literacia em cinema, no sentido da formação alargada de públicos e de modo a incrementar uma maior presença do cinema de qualidade junto das crianças e dos/as jovens alunos/as.
Parcerias: |
Este ano, a 3.ª edição da Mostra de Cinema Português apresenta-se de forma renovada, passando a denominar-se IMAGENS NO TEJO - MOSTRA DE CINEMA PORTUGUÊS, ganhando assim uma energia renovada e uma identidade própria. Além disso, a Associação Alves Redol passou a funcionar como sede e entidade promotora deste evento. Também tivemos a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira a juntar-se a nós, como entidade parceira, facilitando, entre outros apoios, a colaboração com o Museu do Neo-Realismo e a Fábrica das Palavras - Biblioteca Municipal, que acolhem sessões de cinema e uma instalação artística.
Para este evento global, inscreveram-se, para seleção, 177 filmes, 10 videoclipes e 3 séries. Depois, foi feita uma seleção para ser exibida nos diversos locais onde a Imagens no Tejo se desenvolve.
Para as sessões escolares, foi feita uma seleção criteriosa, tendo em conta as diferentes idades dos alunos e das alunas (níveis de ensino) e temáticas, considerando também o melhor possível os interesses das diferentes disciplinas.
Objetivos do Plano Nacional de Cinema:
A LITERACIA PARA O CINEMA - Implementar a literacia para o cinema junto do público escolar e de divulgação de obras cinematográficas nacionais, junto das escolas portuguesas e escolas portuguesas no estrangeiro, de acordo com o exposto na Lei 55/2012, de 6 de setembro.
A FORMAÇÃO DE PÚBLICOS - Garantir os instrumentos básicos de «leitura» e compreensão de obras cinematográficas e audiovisuais, despertando nos jovens o prazer para o hábito de ver cinema ao longo da vida, bem como a valorização do cinema enquanto arte, junto das escolas e respetivas comunidades educativas.
O ENVOLVIMENTO DAS ESCOLAS - Divulgar o PNC junto dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, prestando informação adequada para o seu envolvimento e participação no projeto.
A ARTICULAÇÃO DO CINEMA COM O CURRÍCULO- Promover formas de articulação e flexibilização curricular através do cinema.
A COLABORAÇÃO COM O SETOR DO CINEMA E AUDIOVISUAL - Colaborar com entidades do setor do cinema e audiovisual, em prol do ensino e aprendizagem do cinema e da formação de públicos para o cinema.
A DIVULGAÇÃO E EXIBIÇÃO DE CINEMA - Adotar procedimentos legalmente adequados a assegurar o cumprimento de normas relativas à divulgação e exibição de cinema junto das comunidades educativas.
Imagens no Tejo - 3.ª Mostra de Cinema Português (26 de setembro a 7 de outubro)
Canal youtube da Mostra de Cinema Português
Plano Nacional de Cinema