PROJETO ENGENHEIRAS POR UM DIA
O Projeto “Engenheiras por um dia” encontra-se na 4ª edição e o AEPRS orgulha-se de estar presente desde o 1º momento. A finalidade deste Projeto é prevenir o eventual agravamento das disparidades entre mulheres e homens, quanto a oportunidades profissionais, de carreira, de rendimentos e de possibilidades de ascensão a cargos de decisão. As profissões associadas às engenharias e às tecnologias têm evoluído de forma muito positiva quando falamos de remunerações e de rendimentos, de possibilidades de carreira e de potencialidades de inovação e de progresso para a economia. Contrariamente a esta tendência, a percentagem de mulheres que frequentam os cursos de engenharia e tecnologias tem evoluído de modo negativo e preocupante. Embora o projeto seja especialmente dirigido para as raparigas o nosso agrupamento tem incluído os rapazes proporcionando-lhe a oportunidade de abraçar projetos existentes na escola como seja o “Agulha e Dedal” como forma de diminuir a segregação sexual das ocupações profissionais.
O Projeto foi este ano apresentado pela Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade Rosa Monteiro e a coordenação está a cargo da CIG, IST e Ordem dos Engenheiros. O projeto conta ainda com 52 entidades parceiras, 21 escolas e 12 institutos de ensino superior.
Com o objetivo de divulgar a 7.ª Edição do Projeto "Engenheiras por um dia", esteve presente na nossa escola uma equipa de filmagens. O vídeo foi divulgado, nas redes sociais, no dia 11 de outubro, dia internacional das raparigas. Participaram nas filmagens as alunas da turma 11º B Lara Viçoso, Inês Valente, Rita Pais e Matilde Franco. A Escola Prof. Reynaldo dos Santos participa no projeto desde a 1ª edição.
No âmbito do projeto " Engenheiras por um dia", duas alunas da turma 10.º B integraram um projeto de mentoria "Mentoring Engenheiras Por Um Dia by CGI". A par deste projeto, a mesma turma vai participar no concurso ChemRus 2023, um concurso de divulgação de ciência em vídeo, organizado pelo Grupo de Químicos Jovens (GQJ) da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ).
No âmbito do projeto "Engenheiras por um dia", duas docentes do Instituto Politécnico de Setúbal dinamizaram na nossa escola uma atividade, intitulada "Desafios da Engenharia", em que os/as discentes tiveram a oportunidade de produzir Biodiesel. Participaram nesta atividade as turma do 10.ºA, 10.ºB e 10.º G.
As turmas do 10.º B e 11.º B, participaram numa atividade comemorativa do Dia Internacional das raparigas nas TIC, que decorreu no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa. A atividade juntou escolas de todo o país e parceiros do projeto "Engenheiras por 1 Dia", e visou a sensibilização para o acesso das raparigas aos cursos na área das tecnologias digitais.
O nosso agrupamento foi convidado, pelo projeto "Engenheiras Por Um dia", a participar no concurso "Technovation Girls". O Technovation Girls é o maior programa mundial de educação tecnológica que tem como objetivo capacitar raparigas dos 8 aos 18 anos para se tornarem confiantes nas áreas STEM, líderes na identificação e sensibilização de problemas relevantes da atualidade e criadoras de soluções tecnológicas. As participantes trabalham em equipa, selecionando um problema na sua comunidade e criando uma aplicação (app) para dispositivos móveis ou um projeto de inteligência artificial para ajudar a resolvê-lo.
O programa tem um currículo associado que forma e orienta as equipas. Ao longo de todo o percurso (janeiro a maio) as equipas são apoiadas por mentoras que as guiam. nesta jornada desafiante em que se espera que desenvolvam conhecimentos técnicos e de negócio, mas também competências socioemocionais. Os trabalhos submetidos são avaliados por um júri internacional que fará comentários construtivos para melhoria dos projetos e selecionará finalistas para um evento global que decorrerá em agosto (World Summit Technovation Girls).
As alunas do 11.º B Raquel Ruivo, Carolina Areias, Maria João Caldeira, Liane Correia e Ana Madeira foram admitidas à segunda fase do concurso Technovation Girls. O projeto da nossa equipa , “Tagus-Tasks and Jobs”, consiste na criação de um plano de negócios e de uma app com recurso à plataforma Thunkable. Esta aplicação tem como objetivo ajudar a comunidade local resolvendo a oferta e a procura de pequenos trabalhos domésticos como babysitting, compras e outras tarefas diárias. Assim, enquanto uns podem gozar de uma folga outros podem ganhar algum dinheiro extra.
Os alunos e alunas do 11.º A participaram, no dia 9 de abril, no webinar “ Mulheres no espaço “ do Projeto "Engenheiras por um dia" . Várias cientistas apresentaram os seus trabalhos na Agência Espacial Europeia e também na NASA. Segundo a Dr.ª Ana Pires “Descobrimos muito no passado e podemos fazê-lo agora” Foi muito bom, inspirador e também motivador para prosseguimento de estudos, para rapazes e raparigas, na área da ciência e não só.
Alunas do 11º A e B participaram no dia 11 de março, no Workshop : “As Mulheres na Inteligência Artificial” no âmbito do Ciclo de Workshops Raparigas nas Engenharias e Tecnologias, do Projeto Engenheiras Por Um Dia. Esta sessão, que assinalou o Dia Internacional das Mulheres.
A turma do 11.º A participou numa videoconferência comemorativa do Dia Nacional da Energia, realizada no âmbito do projeto "Engenheiras por um dia".
Combater os preconceitos e estereótipos sexistas sobre o que é suposto ser próprio e adequado às mulheres/raparigas e aos homens/rapazes;
Desmistificar a ideia dominante de que há áreas académicas e profissionais mais próprias dos homens e outras que são mais próprias das mulheres;
Desconstruir, junto das alunas e dos alunos, preconceitos e estereótipos sobre as áreas profissionais e de conhecimento associadas à Engenharia e às Tecnologias;
Promover uma escolha mais livre destas áreas de estudo por parte das raparigas;
Potenciar redes informais de mentoria a nível local e regional, com profissionais do sexo feminino e com raparigas que estudam estes domínios;
Sensibilizar as escolas e os agentes educativos para o problema da separação dos sexos por ocupações, incluindo as profissionais, e em particular para a escassez de mulheres nos domínios das Tecnologias e da Engenharia;
Mobilizar os agentes educativos para estratégias concertadas de transversalização desta problemática nas suas atividades (ordens profissionais, ensino superior, escolas profissionais, autarquias, empresas e centros tecnológicos);
Envolver autarquias e incentivá-las a combater e prevenir os desequilíbrios ocupacionais entre mulheres e homens.
Página do Projeto na Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género