PROJETO RIOS
O Projeto Rios é um projeto ibérico, coordenado a nível nacional pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), que visa a participação social na conservação dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objetivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e contribuir para a implementação da Carta da Terra e da Diretiva Quadro da Água. A sua implementação pretende dar resposta à visível problemática, de âmbito nacional e global, referente à alteração e deterioração da qualidade dos rios e à falta de um envolvimento efetivo dos utilizadores e da população em geral.
O Projeto Rios permite que os alunos/as possam usufruir de um laboratório natural quando fazem saídas de campo. Assim, os grupos que fazem parte do Projeto Rios têm a possibilidade de tocar e ver a realidade dos nossos rios/ribeiras, através da adoção, para caracterização e monitorização, de um troço da Ribeira de Santa Sofia. Desta forma, podem conhecer a estrutura de um rio/ribeira desde a nascente até à foz ou com grande pormenor os seus 500 metros adotados, analisando as várias temáticas associadas como a fauna, flora, tradições, histórias, contos, lendas, instituições, pessoas.
As turmas do 8.º ano passaram uma manhã no Parque de Santa Sofia, aproveitando para desenvolver algumas atividades no âmbito do DAC. Identificaram plantas com recurso a app, fizeram jogos tradicionais, monitorizaram o ruído e tiraram fotos para um concurso de fotografia. A atividade terminou com uma recolha de lixo em toda a área do Parque e na ribeira.
A convite da ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental), a coordenadora do Projeto Rios e o aluno Eduardo Soares do 11.º A, participaram no dia 30 de março, num Webinar promovido pela ANIMAR no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania – Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental, para apresentação do trabalho desenvolvido no agrupamento, no âmbito deste projeto e a sua aplicação ou versatilidade em diferentes abordagens por parte da comunidade escolar, em particular na área da Cidadania.
Promover a curiosidade científica e implementar o método científico experimental, através da recolha e registo de informações e dados geográficos, físico-químicos, biológicos, eventos históricos, sociais e etnográficos;
Contribuir para a melhoria do espaço estudado e da qualidade fluvial global e da qualidade das populações;
Fomentar o sentido de responsabilidade dos alunos na vigilância, proteção e melhoria do troço da ribeira adotado, contribuindo para a valorização ambiental dos recursos hídricos e da qualidade de vida das populações locais;
Intensificar o envolvimento da CE e respetivas famílias, autarquia e empresas locais, na resolução das problemáticas locais relacionadas com os sistemas fluviais da região;
Promover o conhecimento sobre os ecossistemas ribeirinhos e a sua importância ecológica;
Promover experiências de aprendizagem ativa e responsável em temáticas culturais, históricas, sociais, ambientais e científicas, transversais entre os alunos e a comunidade envolvente, mitigando os impactes ambientais detetados, criando assim mais valor económico, social e ambiental para o local selecionado;
Incrementar aprendizagens e reflexões na área da Educação Ambiental para a Sustentabilidade em contexto dos ecossistemas aquáticos e a sua interação com os ecossistemas terrestres;
Proporcionar aos alunos situações de ensino-aprendizagem dentro e fora da sala de aula, explorando as potencialidades multidisciplinares da Educação Ambiental para as temáticas ambientais, sociais e económicas relacionadas com os ecossistemas ribeirinhos.
Apresentação do Projeto Rios e da Riberia de Santa Sofia aos alunos participantes
Caracterização do troço adotado e Monitoriação do Outono (1.º Período)
Campanha de limpeza das margens no troço adotado (2.º Período)
Elaboração de cartazes de divulgação do projeto e da Ribeira de Santa Sofia (2.º Período)
Caracterização do troço adotado e Monitoriação da Primavera (3.º Período)
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