PROJETO MAPEAR
O projeto assenta numa metodologia de investigação-ação com aprendizagem "aprender fora de portas", ciência cidadã, novas tecnologias e participação pública nas escolas na área de qualidade do ar e ruído.
O projeto faz uso de tecnologias open source de monitorização de concentrações de gases, partículas e ruído na imediação das escolas e em pontos estratégicos das localidades, nomeadamente no centro das cidades, nos percursos pendulares de casa para a escola e nos parques e zonas verdes da cidade.
Os dados recolhidos, tanto através das campanhas de monitorização, como a partir de técnicas de cartografia colaborativa, irão alimentar uma plataforma online interativa com ferramentas como geovisualizador, dashboards e storymaps, que permitem diagnosticar, analisar e disseminar os resultados
Valores de partículas em suspensão (PM10 e PM2.5) registados na escola no dia 15 de março de 2022, consequências das poeiras do Saara.
Promover a literacia socioambiental da Qualidade do AR e Ruído nas escolas e comunidades, a partir de estratégias de monitorização e mapeamento de dados com base na metodologia de ciência cidadã, análise de resultados e diagnóstico, proposta e disseminação de boas práticas;
Capacitar professores/as e alunos/as como agentes multiplicadores do MAPeAR, através do uso de ferramentas digitais e de medição da qualidade do ar e ruído;
Dotar os/as professores/as de ferramentas digitais e de medição que possam utilizar nas suas atividades letivas com vista à promoção de uma consciência crítica e ativa dos/as alunos/as no que respeita à qualidade do ar e ruído ambiente, numa aprendizagem fora de portas;
Estimular os princípios, competências e valores recomendados no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, bem como da Recomendação nº1/2020 do Conselho Nacional de Educação sobre EA, por forma a criar propostas em políticas públicas para a materialização da educação ambiental na transição para as cidades inteligentes, resilientes e sustentáveis.
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