info
Seja bem vindo ao site oficial do Agrupamento de Escolas Prof. Reynaldo dos Santos.

Mensagem do Diretor do Agrupamento


Caríssima Comunidade Educativa

Mais um ano letivo que se inicia... e com ele, muita expetativa, novos projetos, novos anseios e muitos sonhos.

Para uns, o Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos será um novo local, para outros uma nova etapa, para outros, ainda, uma nova fase…

Para alguns, uma escola nova e um horário novo…

Antes um único docente, agora vários docentes, outros conteúdos e colegas diferentes …

Porém, tenho a certeza que será para todos e todas um Novo Tempo!

Um tempo de amadurecimento e fortalecimento de laços…

Um tempo de compromissos e respeito pela diversidade…

Um tempo de novas conquistas e de aprofundamento de aprendizagens.

Um tempo de aceitar novos desafios e de construir novas pontes de aprendizagem e de desenvolvimento de competências, onde toda a comunidade seja chamada a intervir.

Atualmente vivemos tempos de mudança, em que a Escola enfrenta novos paradigmas, de modo a responder aos desafios do século XXI.

Hoje, para além de ensinar, é solicitado à Escola, que faça aprender, que desenvolva competências e atitudes, onde se procura que os alunos e alunas sejam chamados a construir o seu projeto de vida, ao traçar um percurso formativo próprio.

Assistimos, assim, à mudança da aprendizagem centrada no docente, para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, centradas nos discentes, que decorrerão ao longo da vida. À Escola é permitido gerir o currículo, de forma a integrar estratégias promotoras de melhores aprendizagens, em situações específicas e perante as necessidades de diferentes alunos, em consonância com o seu Projeto Educativo.

Neste contexto, surge a possibilidade de articulação e flexibilização curricular, onde é valorizado as aprendizagens interdisciplinares e privilegiado os métodos, as abordagens e procedimentos adequados, num espaço que não tem que ser sempre a sala de aula, de modo a que todos os discentes alcancem, com sucesso, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Estamos na presença de uma Escola inclusiva, que contempla a heterogeneidade dos alunos e alunas, que procura ultrapassar os obstáculos de acesso às aprendizagens, respeitando a diversidade e garantindo a aquisição de múltiplas literacias necessárias ao cidadão e cidadã do Século XXI.V

Reconheço que estamos perante uma tarefa difícil, onde, por vezes, erramos, somos incompreendidos, revelamos incertezas… Mas acredito que é com a colaboração e o empenho de toda a comunidade educativa, que é possível concretizar os nossos objetivos, promovendo a mudança alicerçada na valorização da escola.

É com todos e para todos que estamos a construir o futuro, num percurso de avanços e recuos, com ritmos diferentes, mas com a certeza de chegar.

Continuaremos, como sempre, com o espírito de missão, com a máxima dedicação, empenho e motivação, apostados em dar o melhor contributo para o engrandecimento da instituição que representamos, defendendo um sistema educativo público inclusivo e de qualidade, que dê resposta aos desafios e exigências da sociedade atual.

Queremos manter presentes os princípios da confiança, da segurança, da proximidade, do respeito e tolerância, criando oportunidades, desenvolvendo soluções apropriadas à comunidade que servimos e procurando dar respostas adequadas às necessidades e expetativas de cada um.

Juntos iremos mais longe!

Aproveito para, em meu nome e em nome da minha equipa, desejar a todos e a todas um Excelente Ano Letivo.

UM FORTE ABRAÇO

O Diretor do Agrupamento

Prof. Eurico Valente